TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de Futurismo

Artigo: O conceito de Futurismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  341 Visualizações

O Futurismo representa o ápice de uma crise de linguagem.O homem acha-se no direito de competir até mesmo com forças da natureza e não vê outra beleza senão na luta ,no heroísmo.

Sempre à serviço das causa políticas, a poesia futurista e desenvolve na Itáia,onde a primeira antologia sai em 1912,é na literatura que o futurismo se torna mais importante.

Anunciando uma nova poética e uma nova concepção da vida ,o futurismo proclamava-se reformador não somente da poesia mas também da vida moral,civil, e política.Exaltava o presente , a civilização industrial, a força , o ativismo , a máquinas, a guerra, a violência, o espírito de conquista desprezando as tradições morais e literárias.

Voltado para o futuro na qual ritmos e palavras, em absoluta liberdade sinática,comunicassem ao leitor um novo sentido da vida ,com energia,ativismo e liberdade.De caráter polêmico, o futurismo opunha-se ao sentimentalismo româtico, ao academismo e às atitudes burguesas.

Mas Marinetti fixou os fundamentos da revolução formal

5

que propunha:banir a sintaxe,deixar ao acaso a disposição dos substantivos;abolir os adjetivos,os advérbios e a pontuação, e empregar os sinais materias para indicar o movimento do discurso;adequar-se a uma nova e imprescindível exigência:a substituição psicológica do homem (destruindo o eu literatura)pela obsessão da matéria.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com