TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geotecnia Definida Como os Métodos Científicos

Por:   •  9/7/2016  •  Dissertação  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Thaíse Karoline 21603630

GEOTECNIA

        Definida como os métodos científicos e princípios da engenharia para aquisição, interpretação e uso do conhecimento de materiais terrestres para a solução dos problemas, a geotecnia tenta prever o comportamento da Terra, buscando torná-la mais eficiente para as atividades humanas.

        Ela surgiu na fase inicial da civilização humana, com a necessidade do homem de se adequar no meio em que habitava, ele se abrigava em cavernas ou em lugares subterrâneos e assim começou a perceber a distinção dos solos e tendo uma noção da estabilidade do local.

A geotecnia atua assumindo o papel da prevenção de danos causados por desastres naturais como fluxo de lama, deslizamento de terra, na construção de obras de infraestrutura e no estudo do comportamento do meio (solo/rocha) que engloba suas principais características (umidade, porosidade...) e tem como principal objetivo o conforto e a proteção, por isso cada nova edificação construída necessita desse olhar a fim de prever e evitar problemas durante ou depois da obra.

A parte mais importante da obra é a sua base, as fundações são estruturas usadas para transmitir as cargas da edificação para uma camada mais resistente do solo que não sofra danos pela força transmitida. A importância da geotecnia já se mostra nesse ponto, pois sem o estudo adequado não existirá segurança na obra.

Com tudo, novas tecnologias foram desenvolvidas e dificuldades foram superadas, a preocupação com o meio ambiente e a estabilidade da obra se tornaram cada vez maior. As descobertas que foram realizadas nessa área auxiliaram a engenharia a evoluir e solucionar diversos problemas.

PLANEJAMENTO URBANO

        Veio como uma solução para os problemas que as cidades enfrentavam (os causados ou não resolvidos pelo urbanismo moderno), sendo assim ele lida basicamente com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano, tendo como principal objetivo proporcionar aos habitantes uma melhoria na qualidade de vida.

        Os atuantes desse meio exercem sua função aconselhando municípios mostrando medidas que possam ser usadas para beneficiar uma determinada comunidade urbana e trabalham para o governo ou empresas privadas que estão com interesse no planejamento e construção de uma nova cidade. O modo como se interpreta esse plano de desenvolvimento, assim como o grau de alteração de seu encadeamento, varia de acordo com a posição a ser tomada e principalmente com o poder de atuação do órgão planejador.

A falta de segurança tem sido um dos principais motivos que preocupam a população, esse infortúnio está diretamente associado a outros (desemprego, a educação...). Os distintos problemas urbanos formam uma teia, onde um está diretamente ligado ao outro, havendo a necessidade da realização de políticas para solucionar todos eles, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população urbana.

        Ainda existe a ignorante ideia de que os planejadores urbanos atuem principalmente com o objetivo de embelezar a cidade, mas seu trabalho não envolve apenas sua configuração posterior, ele é o processo de escolher um conjunto de ações consideradas as mais adequadas para conduzir a situação atual na direção dos objetivos desejados.

        Existem alguns passos propostos por Brian McLoughlin para um planejamento eficaz que são: Avaliação preliminar; formulação dos objetivos; descrição e simulação do sistema; definição de alternativas (cursos de ação); avaliação de alternativas; seleção das alternativas e a implementação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com