TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habitação de Interesse Social

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Brenda Emanuelly Bruna Rodrigues


FACULDADE VALE DO GORUTUBA BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO[pic 3]

BRENDA EMANUELLY BARBOSA SILVA BRUNA RODRIGUES SANTOS

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

NOVA PORTEIRNHA 2018


[pic 4]

BRENDA EMANUELLY BARBOSA SILVA BRUNA RODRIGUES SANTOS

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Trabalho realizado na Cidade de Nova Porterinha- MG, à disciplina de Projeto de Arquitetura IV, curso de Arquitetura e Urbanismo, 6º período, na Faculdade Vale do Gorutuba.

Orientador: Wesley Medeiros

NOVA PORTEIRINHA 2018


SUMÁRIO[pic 5]

  1. - INTRODUÇÃO        5
  2. - PARTIDO DO PROJETO        6
  3. - MATERIAIS UTILIZADOS        7
  4. - PLANTA BAIXA        8
  5. - CORTE ESQUEMÁTICO        9
  6. - VOLUMETRIA 3D        10
  7. - CONCLUSÃO        11

1 -        INTRODUÇÃO

O acesso a moradia dos cidadãos é um direito reservado pela constituição, e é de grande importância. Com o crescimento desordenado dos grandes centros urbanos e a migração constante entre área rural e urbana, faz do déficit habitacional um problema de difícil equação, obrigando muitas vezes a população a executar sua habitação por conta própria, quase em sua totalidade essa produção apresenta edificações sem nenhuma condição de habilidade, com técnicas construtivas precárias e de baixa qualidade. Além da falta de infraestrutura, saneamento básico e coleta de lixo, fazendo com que essas pessoas não possuam uma perspectiva de vida.

Na tentativa de suprir o problema do déficit habitacional, o governo implantou políticas habitacionais rígidas visando a otimização e facilitação da produção, resultando em repetições equivocadas e massivas de habitações de baixa qualidade arquitetônica e que não respeitam a diversidade dos núcleos familiares brasileiros.

A estrutura física das habitações e o planejamento arquitetônico do programa Minha Casa Minha Vida deveriam atender ás particularidades e especificações básicas de habitação, conforto. Além disso, a moradia deveria oferecer condições de acessibilidade e possibilidade de movimentação livre, para os idosos e portadores de deficiência física.


Frente a todas as problemáticas vivenciadas na produção de habitação de baixo custo se faz necessário inovar, trazer novas abordagens que de fato atenda ás necessidades dos moradores respeitando sua diversidade.

Diante dessas problemáticas faz se necessário projetos que atendam de maneira satisfatória a a diversidade das famílias, a qualidade arquitetônica e o direito á cidade.

O objetivo desse trabalho é desenvolver melhorias técnicas construtivas, e posturas projetuais que integrem conceitos e fatores criativos em resposta ao quadro que se vem se estendendo na produção de HIS no Brasil propondo qualidade de vida e soluções projetuais que atendam os habitantes em sua diversidade, pensando também no conforto dos moradores.

[pic 6]

5


2 - PARTIDO DO PROJETO[pic 7][pic 8]

A implantação dos lotes foi pensada no convívio entre os moradores de uma forma agradável.

O objetivo desse projeto é reforçar as praticas de esporte, convívio social e bem-estar para os moradores da quadra e para que todas as pessoas de bairros próximos, sintam se convidados e confortáveis em circular por uma área bastante arborizada.

Aplicado o conceito de quadra aberta, o conjunto converte todo o terreno em áreas públicas, criando espaços de qualidade. Desta forma criamos um eixo que permita o acesso a quadra e a praça por espaços arborizados criando uma conexão na área de lazer a toda a comunidade.

A quadra toda aborizada é equipada com quadra de areia, mobiliários urbanos, academia pública, banheiros públicos, brinquedos públicos, uma horta para cada lote, estacionamento e praça.

Todas as circulações se fazem por escadas abertas e passarelas elevadas que garante o contato visual com as áreas públicas do conjunto.

6


  1. - MATERIAIS UTILIZADOS

PRÉ-MOLDADOS[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


O pré-moldado é estabelecido pela norma ABNT NBR 9.062/2017 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. São peças modulares que são moldadas na própria obra ou em fabricas, com a facilidade de juntar uma parte a outra adquirindo um grau de resistência antes do posicionamento definitivo da estrutura e tem como elementos os pilares, vigas, lajes entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com