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Historia

Por:   •  16/3/2016  •  Resenha  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

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Aluna: Fernanda Duque E. Cunha

A ascendência mais próxima da Bauhaus está no Deutscher Werkbund, que não só era uma federação das indústrias, mas que tinha como objetivo trazer ambientes com melhores qualidades dentro das industrias, reconciliar o esforço artistíco com a produção industrial em massa. Um dos fundadores desse movimento foi o Peter Behrens, que era diretor artistico da fabrica AEG, onde desenhou casas e fábricas para os trabalhadores, incluíndo a Fábrica das Turbinas da AEG, de betão, aço e vidro, sendo umas das primeiras verdadeiras expressões da arquitetura industrial moderna (arquitetura pura, sem ornamentos, funcionalista, em proporção aurea). Também desenhou produtos eléctricos, como por exemplo chaleiras, ventiladores e relógios e era responsável pelo grafismo usado pela empresa. É no escritório de Peter Behrens que Walter Gropius inicia sua verdadeira formação de arquiteto. Behrens, o mais importante arquiteto alemão da época, possuía um escritório que funcionava como um grande pólo de atração para jovens talentosos e a prova disso é que, além de Gropius, trabalhavam lá alguns jovens ainda desconhecidos como Ludwig Mies Van der Rohe e Charles Jeanneret, imortalizado posteriormente como Le Corbusier. Gropius desenvolve o primeiro grande projeto desse período é a Fábrica Fagus, que explora uma abordagem espacial, plástica e construtiva totalmente original. Pela primeira vez toda a fachada de um edifício é constituída de vidro. Os elementos de sustentação se reduzem a delgadas colunas metálicas e os cantos não apresentam pilares. A primeira guerra mundial interrompe bruscamente o trabalho de Gropius, que é chamado a servir no exército como um oficial da cavalaria. Com o fim da guerra, em 1918, Gropius vem a acumular os cargos de diretor da Escola Granducal de Artes e Ofícios e da Granducal Academia de Artes. A unificação que promove das duas escolas, formando a Staatliches Bauhaus (casa da construção). Inicialmente em Weimar e tinha como objetivo usar as maquinas em prol do homem, nasceu com a missão de abrigar pessoas que sofreram com as perdas da guerra e o ensino baseado em começar do zero. Gropius queria derrubar as paredes entre arquitetura, design, pintura, escultura, tecelagem. Teve o expressionismo alemão como influencia, onde kandinsky (pai do abstracionismo) era professor da escola. Johannes Itten foi a personalidade mais importante na primeira fase da Bauhaus. “ Intuição e método “ ou “experiência subjetiva e recognição objetiva”, eram os dois conceitos opostos em que se baseava o ensinamento de Itten. O qual, iniciava as suas aulas com exercícios respiratórios para se descontrair antes de criar. “Trazer à luz o essencial e o contraditório em cada material”, para desenvolver e apurar a sensibilidade dos alunos, era o seu objetivo. Os alunos produziam com entulhos encontrados nas ruas. Décadas depois, Alfred Arndt, estudante da Bauhaus, fez descrição esclarecedora de um dos exercícios: “ Os trabalhos eram muito diferentes, As raparigas produziam objectos pequenos, delicados do tamanho de uma mão. Alguns dos rapazes apareceram com fragmentos de um metro de altura. (...)”. Marianne Brandt teve destaque na Oficina de metal e criou objetos utilitários domésticos: chaleiras, serviços de chá e luminária. Marcel Breuer  que teve destaque por criar a cadeira wassily, para o seu professor wassily kandinsky e por isso o nome. Em 1923 é promovida a primeira exposição da Escola Bauhaus que tem como objetivo apresentar para a sociendade os produtos produzidos e onde foi exposta a primeira casa bauhaus, que expressava os principos do modernismo, não burguesa e com o mínimo para se morar. O fechamento da escola de Weimar pelas autoridades locais ocasionou a criação de uma sede totalmente nova para a Bauhaus, em Dessau, que era a cidade industrial alemã. Projetada por Gropius, os cinco núcleos da escola - aulas, escritórios administrativos, laboratórios, áreas sociais e dormitórios, interligados por corredores suspensos - adaptam-se uns aos outros e a qualidade extraordinária desse conjunto advém do fato de que as formas vêm exatamente das funções às quais foram destinadas. Gropius projeta um auditório com elementos móveis que podem formar tanto um palco cênico normal, em profundidade, quanto um procênio ou, ainda, um teatro de arena central, onde eram apresentados os teatros e o ballet. Tudo que existia dentro da Bauhaus, era produzido pelos alunos. A Bauhaus começa a projetar uma igualdade societária através da arquitetura, com a padronização das casas, onde o rico e o pobre possuem a mesma residência. E começa a padronização, uma homogeneidade, o que é mais criticado pelos pós modernistas. A exposição de Arquitetura na Weissenhofsiedlung em Stuttgart. Chefiados por Mies van der Rohe, 17 arquitetos de diversos países, entre eles Peter Behrens, Walter Gropius e Le Corbusier, construíram para esta mostra/exposição do Werkbund, realizada em 1927. No bairro Weissenhofsiedlung de Stuttgart foram construídos vários prédios e núcleos habitacionais, para demonstrar a todo o mundo as virtudes da arquitetura do Modernismo. Em 1933, quando Hitler assumiu o poder a escola é fechada, por ser uma escola comunista, mas existe até hoje. Gropius e o Mies van der Rohe, onde começam uma produção que vai na direção oposta dos princípios da Bauhaus.

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