TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Cemitério San Cataldo

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 2

O cemitério de San Cataldo, projeto de Aldo Rossi, surgiu como proposta ao concurso de ampliação do cemitério neoclássico de Cesare Costa, localizado na zona periférica da cidade de Modena, em Itália.

 Aldo Rossi idealizou um edifício que preenche o perímetro do recinto delimitando um espaço interior, que albergava um conjunto de volumes — um cubo e um cone, unidos por uma espinha. Na construção do projeto, o cone e a espinha não foram concluídos, não havendo por isso, uma leitura correta e real do que seria o conjunto arquitectónico completo. O espaço interior do cemitério desenvolve-se segundo uma lógica clara de axialidade marcada pela entrada. O recinto é delimitado pelas alas dos edifícios que são concebidas segundo uma imagem de ruas cobertas, com arcadas no piso térreo e vãos abertos nos panos de parede dos pisos superiores. No seu interior os volumes projetados são dispostos segundo uma lógica estratégica .

O primeiro elemento que surge é um grande cubo, inicialmente projetado como sacrário dos mortos na guerra. Três das suas fachadas são perfuradas por aberturas, metáfora a uma casa bombardeada como homenagem aos homens que perderam a vida na guerra. “O cubo é uma casa abandonada ou inacabada” sem andares, nem telhado e onde os vãos não são guarnecidos por quaisquer caixilhos. Na continuidade do eixo, após o cubo, surge uma composição de volumes paralelepípedos. Estes corresponderiam aos ossários que constituem a espinha dorsal do projeto. Dispostos paralelamente entres si e perpendicularmente ao eixo, criam uma série corredores. No eixo principal, os volumes reduzem a sua largura conforme nos aproximamos do cone no extremo oposto ao cubo, ao mesmo tempo que as suas alturas aumentam. O cone é a chaminé de uma fábrica deserta”, onde termina o percurso por entre os ossários. Sendo o volume mais alto da composição, prestigia simbolicamente os menos afortunados cujo destino seria a inumação coletiva na fossa comum.

Rossi também mantém no seu projeto a tipologia original com um grande pátio central, cercado por colunatas, os ossários ficam dispostos axialmente no centro do pátio principal alinhados em forma de cruz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com