TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  17/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

• Antecedentes da arquitetura portuguesa

As cidades portuguesas são frequentemente com ruas íngremes e tortuosas, às vezes em escadarias.

Em Portugal têm a cidade-alta e cidade-baixa, na cidade-alta ficava a elite, e na cidade-baixa onde concentrava as feiras, portos, etc...

A ordem era ignorada nas cidades portuguesas, dando preferência pela navegação como meio de comunicação entre as cidades dominando estuários e portos, defendidas por sua altura, dos inimigos vindos da terra e do mar.

No Brasil têm algumas cidades que seguiu esse estilo, como Salvador, Ouro Preto, Rio de Janeiro, que são uma das primeiras cidades após o descobrimento do Brasil.

Recife já têm seu plano regular devido aos holandeses.

A primeira vila no Brasil foi São Vicente em 1537; no fim de século XVI existiam apenas 14 vilas.

E cidades apenas 3 podem ser citadas pelo fato de nunca haverem sido vilas – Salvador (1549); Rio de Janeiro (1556) e João Pessoa (1585).

Dessas cidades e vilas, somente 4 se destaca ocupando a posição de relevo, que são elas: Salvador, Rio de Janeiro, Olinda e São Vicente. Todas tem em comum a proximidade com o mar, cidade litorâneas.

O conhecimento de todos os segredos no uso e madeira será de grande valia para a arquitetura. Exemplo deles é os moinhos portugueses.

Já na arquitetura portuguesa, teve influencia Árabe, eles não gostavam de vazio (arcos ou vãos), e teve complexo trama de peça e cerâmica (azulejo), arabescos, etc. Tanto que até hoje os azulejos coloridos, são conhecidos como azulejos portugueses.

• A arquitetura do Maneirismo

Desenvolve-se em Roma, paralelamente ao Renascimento clássico (1520 a 1610), por Michelangelo.

Os artistas passam a procurar elementos que lhes permitam renovar e desenvolver todas as habilidades e técnicas adquiridas durante o Renascimento.

Tem como inspiração o espirito religioso reinante na Europa. Após a destruição de Roma, os artistas deixam a cidade e levam a arte maneirista para toda as grandes cidades europeias.

O maneirismo situa-se num período de transição entre o Renascimento e o Barroco. Maneirismo foi para alguns “elegância conforme a moda”, para outros uma “estranha transformação da realidade em sonho ou pesadelo” e para outros “a exploração da alma humana e das suas relações com o meio, as suas paixões, o bem e o mal, o mundo, a carne, Deus e o diabo”.

Os primeiros templos religiosos construídos no Brasil seguiram o estilo tardo-renascentista ou maneirista português, conhecido como estilo chão.

As fachadas eram compostas por figuras geométricas básicas, frontões triangulares, janelas próximas ou quadrado e paredes marcadas pelo contraste entre a pedra e as superfícies brancas. Dá prioridade à construção de igrejas de plano longitudinal, com espaços mais longos do que largos.

Os seus interiores são ricos em altares, pinturas e azulejos. Naves escuras, iluminadas por ângulos diferentes, escadas em espiral, que na maior parte das vezes não levam a lugar nenhum.

E com a cúpula principal sobreo transepto, deixando de lado as de plano centralizados, típicas de renascimento clássico.

No Brasil vamos encontrar algumas produções que obedecem alguns princípios da escola Maneirista. São justamente as construções religiosas que introduzam este estilo de construção em nosso Brasil Colônia. Algumas característicasevidenciam a formologia das construções. As torres são postadas em uma das laterais ou em ambas. As figuras geométricas que se apresentam nas fachadas seguiam seu formato simples tais como o círculo, quadrado, retângulo e triângulo, assim como os frontais obedecem ao formato triangular.

• Arquitetura Barroco mineiro

O Barroco mineiro for uma das formas de expressão artística mais visíveis entre o século XVII e a primeira metade do século XVII, no Brasil.

A maioria das obras do Barroco, concentra-se nas cidades mineiras, conhecidas como o Ciclo do Ouro, entre elas está Ouro Preto e Mariana.

Os objetivos eram emocionais, e os resultados dramáticos, turbulentos, hipnóticos, cheios de claros / escuros.

O Barroco foi uma revolução da contra reforma, foi a resposta contra as outras religiões, mostrando a riqueza do Vaticano.

Os principais materiais usados nas esculturas, foi pedra-sabão e madeira.

Quando o Barroco se desenvolveu no Brasil, foi em uma época que na Europa já havia sido abandonado.

A arte barroca no Brasil assumiu características próprias e bastante conhecida como estilo Aleijadinho.

Antônio Francisco Lisboa , conhecido como Aleijadinho foi o principal artista nas obras barrocas, ele utilizava em suas obras materiais típicos da região como o Cedro e a Pedra Sabão. Suas obras, era principalmente igrejas.

 Características principais:

• Planta em curva

• Espiral

• Uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com