TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  22/9/2015  •  Artigo  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO: ANTIGA E MEDIEVAL

A CONSTRUÇÃO DAS PIRÂMIDES

  1. Quais eram os trabalhos/atividades especializadas na construção das pirâmides?

     As atividades especializadas iam desde a extração das pedras com cinzéis de cobre e seus afiadores, a marcação das pedras selecionadas pelos escribas, a logística do seu deslocamento até o local da construção. Já no local de construção, haviam os carregadores que transportavam as pedras por rampas e trenós e os colocadores que encaixavam pedra sobre pedra com a ajuda dos pedreiros e dos maçons, que eram os mestres dos pedreiros, a quem eram confiados os esquadros para aferição dos perfeitos ângulos e quem eram responsáveis pelo alinhamento das pedras e do topo da pirâmide com o espaço negro entre as estrelas. Haviam também os recrutas não especializados, que eram responsáveis por trazer água e madeira para os afiadores de cinzéis.

  1. Qual era o regime de trabalho na construção das pirâmides?

     Estavam todos a serviço do rei, trabalhavam durante 9 dias consecutivos e descansavam no décimo dia. A princípio, todos trabalhavam nas pedreiras de extração das pedras, e aqueles que eram mais habilidosos e se destacavam, eram convocados a trabalhar no local da construção das pirâmides, e daí começavam a fazer parte de um “grupo de elite” a serviço do rei, tinham alimentação especial e seus filhos eram treinados desde pequenos a desenvolverem essas habilidades, de modo que servos habilidosos se perpetuassem no tempo.

  1. Qual a forma de pagamento/retribuição aos felás?

     Em princípio, trabalhavam por comida e alojamento, em nome do rei e sem entender exatamente o porque de ser um servo. Depois, acreditavam-se que todos aqueles que trabalhavam pelo rei, e ao lado do rei, estariam conquistando o seu espaço no paraíso após a morte e estariam em sarcófagos próximos às pirâmides, consideradas máquinas da ressureição, indestrutivas.

  1. Quais as técnicas utilizadas na construção das pirâmides?

     A primeira grande técnica, foi a determinação do local a ser construída a pirâmide, aplicando os conhecimentos em astronomia, de forma a alinha o seu topo no centro do espaço escuro entre as estrelas, e de forma a usar o alinhamento das estrelas como prumo para a faces da pirâmide. A extração das pedras era feita com cinzéis de cobre, metal mais resistente, e que necessitam ser afiados em média a cada 100 cinzeladas. Eram blocos grandes, e que depois de extraídos, eram selecionados e identificados pelos escribas e depois transportados por trenós puxados por homens com cordas e o caminho era molhado para facilitar o deslizamento. Já no local, os blocos subiam por rampas, e dessa forma, foi se construindo desde a base ao topo. As fieiras de blocos eram dispostas amarradas, colocados um sobre o outro, não coincidindo a junção dos de baixo com os de cima, e suas camadas iam formando degraus até o topo.

  1. Quem eram os maçons e como contribuíram para a construção das pirâmides?

     Os maçons eram os metres de pedreiros, a elite da construção, quem tinha a habilidade de conferir a perfeição da construção dos ângulos e faces da pirâmide e o alinhamento de cada bloco de pedra. Os maçons tinham a posse do esquadro, o triângulo que floresceu no Egito, onde representa praticamente a seção vertical da construção das pirâmides, assim como de suas faces. Seu traçado era elevado ao grau de divindade e sua forma responde a dimensões precisas para fazer das pirâmides, a máquina indestrutível da ressureição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com