TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iluminação

Por:   •  29/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Peter Gasper – Lighting Designer Brasileiro

[pic 1]

Alemão, naturalizado brasileiro, nasceu em Chemnitz na Alemanha em 1940. Chegou ao Brasil aos 11 anos de idade com sua família em busca de vida nova.

Um dos pioneiros do Lighting Design brasileiro e na arte de iluminar cenários, iniciou sua vida profissional como cenógrafo de teatro, televisão e cinema. Começou a trabalhar na TV Tupi e Globo na década de 60 e em 1974, em treinamento na Alemanha, resolveu estudar iluminação, porque como cenógrafo sentia falta de uma iluminação nos cenários.

Seu primeiro contato com a iluminação arquitetural ocorreu nos anos 80, em 1983, com o projeto de Oscar Niemeyer para a iluminação do sambódromo, no Rio de Janeiro, como seu parceiro e para defender os interesses da Rede Globo. Houve sinergia entre os dois e se tornaram amigos.

Em 2002, convenceu o prefeito do RJ César Maia a mudar radicalmente a iluminação dos desfiles de carnaval como nos teatros e óperas e mesmo  não sendo a ideia original, teve sua importância porque trazia em grande escala da Marques de Sapucaí a pequena escala do teatro.

Peter Gasper é um lighting designer atípico original. É artista na essência, conhecimento e técnica invejável, autodidata e tem sangue alemão e coração brasileiro.

Dentre suas obras, possui inúmeros projetos realizados, por sua competência e carisma, sempre teve popularidade nacional. Como algumas podemos citar: Catedral de Brasília (iluminação externa), Torre Digital, Palácio da Alvorada, Congresso Nacional, Ponte Estrada de Rio das Ostras, Hidrelétrica de Itaipu, Praça Castro Alves na Bahia, Cristo Redentor etc. Na arte de iluminar cenários, destacou-se pelo show de Frank Sinatra, Rock in Rio de 1985, a celebração do Papa João Paulo II no aterro do Flamengo.

Salientamos a obra de iluminação da Catedral pois o monumento era mal iluminado durante a noite, e com isso o conjunto arquitetônico perdia grande parte da beleza que o tornou mundialmente conhecido. Em 2003, coube ao arquiteto Peter Gasper, pioneiro na arte da iluminação no Brasil, recuperar os contornos das principais obras de Niemeyer.

[pic 2]                        [pic 3]

No dia 30 de abril de 2014, aos 73 anos, o mundo perde a incomparável e insubstituível contribuição de Gasper para a humanidade, porém seu legado permanece representado por seu trabalho e por uma geração de Lightning Designers e arquitetos que seguem influenciados por sua paixão.

Suas obras eram caracterizadas pelo aspecto lúdico, artístico e espetacular. Sua origem na cenografia o faz interpretar o espaço arquitetônico de um ponto de vista peculiar

http://allume.arq.br/o-legado-de-peter-gasper/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com