TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JAMES HOLSTON

Por:   •  6/11/2015  •  Resenha  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 5

             

                                           RESENHA CRÍTICA

CREDENCIAIS DO AUTOR: James Holston  nascido em Nova Iorque  é um antropólogo estadunidense focalizado na “constituição da sociedade moderna por meio da análise de cidades”.

James Holston  estudou filosofia e arquitetura na Universidade Yale; em 1986 fez seu doutorado em antropologia na mesma universidade.  Atualmente é professor na Universidade da Califórnia.

A obra mais conhecida de Holston é A cidade modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia.

  1. INTRODUÇÃO:

            A Cidade Modernista : uma crítica a Brasília e sua autopia.

James Holston estuda que  a intenção da criação de Brasília tinha uma proposta de criar uma nova sociedade.  A construção de Brasília segue a proposta de CIAM com novas formas de associação coletiva, de hábitos pessoais e de vida cotidiana.

A Carta de Atenas, os objetivos urbanos são definidos: moradia, trabalho, lazer e circulação. A nova cidade tinha a proposta de solucionar as crises urbanas e sociais atribuídas à dominação irrefreada dos interesses privados e públicos da cidade, na acumulação de riqueza e no desenvolvimento Industrial.

Tinha a finalidade de uma ação coletiva sobre os interesses pessoais, ponto importante em um país de Terceiro Mundo.

  1. CONCLUSÃO

                   O planejamento de Brasília como diz o autor é de um liberal de centro-esquerda, os prédios desenhados por um comu-

nista, sua construção por um regime desenvolvimentista , e a cidade por uma ditadura burocrática-autoritária.  Com isso todos se unem por uma cidade no qual seria plano piloto para o crescimento, os interesses pessoais tinha que dar lugar ao interesse público,

e se unir pelos ideais de CIAM porque as crises urbanas e sócias tinham que ser resolvidas ou pelo menos tentar resolver.

O estudo de Holston mostra uma mistura de antropologia, arquite-

tura e urbanismo, que abre um leque de discussões urgentes para que possamos resolver de uma forma justa e coerente a vida das pessoas nas grandes cidades.

Brasília veio de uma proposta de campanha politica de JK, no qual muitos eram contra, mas a vontade de ter uma cidade ideal  era maior e com isso nasce uma “Novo Mundo”.

Outros lugares na Europa também foram  criadas planos de moradia pós=guerra,  como a Unidade de Habitação em Marselha de Le Corbusier,   mas pensando de uma forma mais direcionada sobre as diferenças na história em que as pessoas da Europa estavam vindo de uma destruição muito grande da segunda guerra mundial, a fome  e as doenças, não é um quadro diferente das pessoas de foram moram em Brasília?

Também a vida cotidiana começa a mudar, o marketing  que vem de revistas dos anos 50 de grandes indústrias  mostrando  novos meios de consumo, os desejos começa a ser mais forte, isso também muda muito, desejos diversos, no qual a esquerda da época sente uma invasão americana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com