TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Diferença Entre O Pensamento De Wilhelm Wundt E William James Para A Psicologia?

Pesquisas Acadêmicas: Qual A Diferença Entre O Pensamento De Wilhelm Wundt E William James Para A Psicologia?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  5.292 Visualizações

Página 1 de 2

2. O que foi o Funcionalismo?

Fundado por William James, pioneiro da Psicologia funcional focado em como os processos mentais e comportamentais possibilite que os organismos se adaptem,sobrevivam e floresçam.

A questão de base para o funcionalismo é "Como é que a sociedade satisfaz as suas necessidades?". A idéia básica do funcionalismo é o de que as atividades parciais contribuem para a atividade global do sistema ao qual pertencem. O funcionalismo assenta na definição das sociedades como totalidades formadas pela conjugação de sistemas particulares (político, econômico, familiar, etc.).

O funcionalismo compreende que o objetivo da psicologia é a interação e ajuste do organismo ao meio em que vive.

James forneceu uma maneira alternativa de analisar a mente, a abordagem funcional da psicologia. A visão que se tornou o ponto central do funcionalismo americano foi à teoria de que a função da nossa consciência é guiar-nos aos fins necessários para a sobrevivência. A consciência é vital para as necessidades dos seres complexos em um ambiente complexo; de outra forma, a evolução humana não ocorreria.

O que tornou o centro do Funcionalismo foi à teoria de que a psicologia não tem como meta a descoberta dos elementos da experiência, mas sim o estudo sobre a adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente.A nossa consciência tem a função de guiar-nos de acordo com nossa necessidade.

James destacava aspectos não racionais da natureza humana, devido a acreditar que as pessoas reagiam também através emoção e paixão também como pensamento e razão.Devido a isso,James não acreditava que as pessoas eram seres totalmente racionais.

James defendia que é conceitualmente impossível imaginar uma emoção como a culpa sem suas claras consequências fisiológicas, como as lágrimas, dores no peito e falta de ar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com