TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios de Física

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

LISTA DE EXERCÍCIOS - 1º SEMESTRE DE 2016 – Física para Arquitetura

Temperatura

  1. Quando usamos graus Fahrenheit em lugar de Celsius como unidade de variação de temperatura, como isto afeta o valor numérico do coeficiente de temperatura α?

  1. A que temperatura a escala Fahrenheit e a escala Celsius indicam uma mesma leitura?

  1. Um vento forte sopra sobre uma cidade e a temperatura neste local cai de 11,8ºC em uma hora. Calcule esta queda de temperatura em em ºF.
  1. Suponha que numa escala Z a água ferva a -53,5°Z e congele -170°Z. Qual é o valor de 340 K na  escala Z?
  1. O avião supersônico francês Concorde possui um comprimento de 62 m quando se encontra em solo em um dia em que a temperatura é de 15ºC. Ele é basicamente feito de alumínio (α = 23x10-6/°C). Quando está voando com uma velocidade igual ao dobro da velocidade do som, sua parte externa se aquece por causa do atrito com o ar e produz uma dilatação de 25 cm no comprimento do avião. Qual é a temperatura que a parte externa atinge durante este vôo.
  1. Um mastro de bandeira feito de alumínio (α = 23x10-6/°C) tem 33 m de altura. De quanto aumenta o seu comprimento se a temperatura subir de 15°C?
  1. Um orifício circular numa placa de alumínio tem um diâmetro de 2,725 cm quando a 0°C. Qual será o diâmetro deste orifício se a temperatura for 100°C?
  1. Uma barra de um certo metal mede 10,000 cm a 20°C e 10,015 cm a 100°C. a) Qual é o seu comprimento a 0°C? b) Qual será sua temperatura quando seu comprimento for 10,009 cm?
  1. Qual é o volume de uma bola de chumbo (α = 29x10-6/°C) a 30°C se a 60°C seu raio é de 5,21 cm? (Lembre-se que o volume de uma esfera é dado por [pic 1]

Calor

  1. Dê um exemplo de um processo em que nenhum calor seja transferido para fora de um sistema ou para dentro de um sistema, mas que, mesmo assim, sua temperatura mude.

  1. Por que calor precisa ser fornecido ao gelo para que este derreta, visto que a temperatura dele não aumenta durante esse processo?

  1. Explique o fato de que a presença de uma grande massa de água nas proximidades de um local, como um grande lago ou oceano, tende a moderar os extremos de temperatura nestes locais.
  1. Um ventilador não esfria o ar que circula, mas o esquenta levemente. Como pode então nos refrescar?
  1. Como pode uma camada de neve proteger as plantas durante o inverno? Em períodos frios, agricultores da Flórida costumam borrifar água nas frutas cultivadas esperando que ela se congele formando uma camada de gelo em torno da fruta. Como isto pode ajudar na proteção das frutas?
  1. A temperatura de um cubo de gelo pode ser inferior a 0ºC? O cubo de gelo pode ter uma temperatura maior que 0º? Explique.
  1. Quanta água permanece líquida quando retiramos 50,2 kJ de energia de 260 g de água, sabendo-se que ela se encontra inicialmente à temperatura de 25ºC?
  1. Uma sala é iluminada por quatro lâmpadas de potência igual a 100 W. Supondo que 60% da energia sejam convertidos em calor, quanto calor será adicionado à sala em 1 hora?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com