TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Francis Ching

Por:   •  17/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução ao Projeto de Arq. Urb.

Professor: Elom Alano

Aluno: Luis Valiati

Elementos Primarios

O ponto, a reta, o plano e o volume não são visíveis exceto na imaginação.

Quando se fazem visíveis aos olhos no papel ou no espaço tridimensional, esses elementos se tornam forma com características de matéria, formato, tamanho, cor e textura.

PONTO indica uma posição no espaço;

Um ponto translatado se torna uma RETA com propriedades de: comprimento, direção e posição.

Uma reta translatada se torna um PLANO com propriedades de: comprimento e largura, formato, superfície e orientação.

Um plano translatado se torna um VOLUME com propriedades de: comprimento, largura e profundidade, forma e espaço, superfície, orientação e posição.

Ponto

Um ponto marca uma posição no espaço. Não tem comprimento, largura ou profundidade.

Serve para marcar: as duas extremidades de uma reta; a intersecção de duas retas; o encontro de retas no canto de um plano ou volume; o centro de um campo.

 No centro de seu meio, um ponto se encontra estável e em repouso, organizando os elementos circundantes em torno de si e dominando o seu campo. Quando o ponto é deslocado, seu campo se torna mais agressivo. A tensão visual é criada entre o ponto e seu campo.

Elementos Pontuais

Um ponto não tem dimensão. O mesmo deve ser projetado verticalmente em uma forma linear, como uma coluna, obelisco ou torre.

Dois Pontos

Dois pontos descrevem um segmento de reta que os une. Sugerem um eixo perpendicular à reta que descrevem e em relação ao qual são simétricos. O segmento de reta e o eixo perpendicular são opticamente mais dominantes do que o número infinito de retas que pode passar por cada um dos pontos individuais. Também, dois pontos estabelecidos no espaço por elementos colunares, podem definir um eixo, um recurso de organização para se ordenar formas e espaços de uma construção. Em planta, podem denotar um portal.

Reta

Uma reta tem comprimento, mas, não tem largura ou profundidade. É capaz de, visualmente, expressar direção, movimento e desenvolvimento. A reta é um elemento crucial na formação de qualquer estrutura visual.

Serve para: unir, ligar, sustentar, circundar ou interseccionar outros elementos visuais; descrever as arestas das figuras planas e dar forma a elas; articular as superfícies planas.

Uma reta vertical pode expressar um estado de equilíbrio com a força da gravidade, e uma reta horizontal pode representar estabilidade, o plano do solo, o horizonte.

Uma reta oblíqua constitui um desvio da vertical ou horizontal. Reta vertical cadente ou reta horizontal ascendente. Um movimento descendente em direção a um ponto no plano do solo ou ascendente em direção a um local no céu, é dinâmica e visualmente ativa em seu estado de desequilíbrio.

Elementos RetilíneosElementos retilíneos verticais estabelecem pontos determinados no espaço.

Os elementos: expressam movimento através de um espaço; proporcionam apoio para um plano superior; foram uma moldura estrutural tridimensional para o espaço arquitetônico.

O eixo é uma linha reguladora estabelecida por dois pontos distantes no espaço e em relação à qual os elementos são simetricamente dispostos. As formas  arquitetônicas lineares tem a capacidade de delimitar espaços externos assim como de se adaptar às condições ambientas de um terreno.

Em uma escala menor, as retas articulam as arestas e superfícies de planos e volumes.

Da Reta ao Plano

“ A coluna constitui uma certa parte fortalecida de uma parede, matida perpendicular desde as fundações ate o topo... “

Elementos Retilíneos Definindo Planos

Uma fileira de colunas é frequentemente utilizada para definir a face ou fachada pública de um edifício, permite um fácil acesso para o interior, oferece um certo grau de proteção contra intempéries e forma um painel semitransparente que unifica as construções atrás dele.

As colunas além de sustentar um piso superior, podem articular os limites penetráveis das zonas espaciais, mesclam os espaços adjacentes.

As peças lineares das treliças e pérguias podem proporcionar um grau moderado de definição  e delimitação de espaços externos. Permitem a penetração da luz do sol e brisas filtras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com