TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais De Construção

Projeto de pesquisa: Materiais De Construção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Os materiais usados em construções se destinam a diversos fins, tais como acabamentos, estruturas, em vedação, impermeabilizantes, etc., sendo que cada um deles exige características próprias para o fim a que se destinam.

A disciplina de Materiais de Construção Civil tem por finalidade, essencialmente prática, estudar diferentes materiais utilizados pelo Engenheiro, suas obtenções, suas propriedades e técnicas de emprego, como elementos constituintes das edificações. Para cumprir tal finalidade deve-se lançar mão da Ciência dos materiais, que é o ramo da ciência que estuda os materiais, suas propriedades, estrutura, performance, formas de caracterização e processamento. Cada processamento modifica a estrutura do material, alterando suas propriedades, que por sua vez delimitam o seu desempenho.

Os materiais sempre tiveram um papel fundamental na vida da humanidade. As civilizações antigas foram designadas de acordo com o domínio dos materiais, idade da pedra, idade do ferro, etc. No início o homem só tinha acesso aos materiais naturais, tais como pedras, madeira, ossos e peles. A noção inicial baseava-se na dureza. Após o domínio do fogo, tomou-se noção dos materiais inflamáveis e não-inflamáveis bem como outras transformações decorrentes da temperatura. Com o passar do tempo foi se descobrindo a possibilidade de criação de novos materiais, como cerâmica e outros metais. Em seguida os tratamentos térmicos e outros processos tiveram grande importância. O uso racional, adequado, tecnicamente aconselhável e economicamente viável, só é alcançado com o conhecimento tão perfeito quanto possível das propriedades dos materiais, suas vantagens e suas eventuais deficiências, de tal modo que seja permitido um cotejo entre várias soluções possíveis, escolhendo-se a melhor, tanto do ponto de vista técnico como econômico.

As propriedades básicas variarão de material para material. Compete ao engenheiro projetista de uma determinada obra conhecer os materiais disponíveis, ter domínio de suas propriedades básicas, em outras palavras, ter ciência dos materiais, o que permitirá com o seu emprego obter uma obra de aparência agradável quanto à sua forma, cor e acabamento, apresentando solidez que garanta durabilidade e que tenha seu custo bastante econômico.

Assim, pode-se resumir que materiais de construções são todos os corpos, objetos ou substâncias que são usados em qualquer obra de engenharia. Nesta disciplina estuda a obtenção, aplicação, conservação, durabilidade, ensaios etc., desses materiais, visando conhecê-los para melhor aplicá-los. Na escolha de um material de existem construção existem os requisitos básicos que devem nortear o engenheiro. Pode-se ressaltar:

• Atendimento aos objetivos para o qual se destina o material;

• Durabilidade;

• Economia.

Classificação dos materiais de construção quanto à origem ou obtenção:

 Naturais: são encontrados na natureza e não exigem tratamentos especiais para poderem ser usados. Exemplos: areia, madeira, pedra etc.

 Artificiais: são obtidos por processos industriais. Exemplos: tijolos, telhas etc.

 Combinados: são resultantes da combinação de materiais naturais e artificiais. Exemplos: argamassa, concreto etc.

Classificação dos materiais quanto à função:

 Materiais com função estrutural: são aqueles usados em estruturas ou com os quais são executadas estruturas. Assumem, portanto, grande importância em vista do problema de segurança da construção, resistem aos esforços atuantes na estrutura. Exemplos: madeira, aço, concreto etc.

 Não estruturais – são materiais de aplicação em serviços sem responsabilidade estrutural, embora em alguns casos possam colocar em perigo a segurança da construção. São os materiais de proteção servem de proteção aos materiais propriamente ditos. Exemplos: tintas, vernizes etc. ou os materiais de vedação que não têm função resistente na estrutura. Exemplos: vidros, tijolos em certos casos etc.

Classificação dos materiais quanto à composição:

 Simples ou básicos: são aplicados isoladamente. Exemplos: telha, tijolo etc.

 Produzidos ou compostos: são empregados conjuntamente. Exemplos: concreto, argamassa etc.

Classificação dos materiais quanto à estrutura interna:

 Lamelar -Exemplo: argila.

 Fibrosa -Exemplo: amianto. -Vítrea -Exemplo: vidro.

 Cristalina -Exemplo: metais.

 Agregados complexos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com