TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial descritivo de teatro

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  1.884 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1- OBJETO........................................................................................................................

2- JUSTIFICATIVA............................................................................................................

3- ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS............................................................................

3.1- O Prédio.....................................................................................................................

3.2- Arquitetura, Fachada e Localização...........................................................................

3.3- Espaço Físico.............................................................................................................

3.3- Circulação e Acessos.................................................................................................

3.4- Conceitos Gerais........................................................................................................

3.5- Categorização da Informação....................................................................................

3.6- Sinalização de Segurança..........................................................................................

4- CONTROLE CLIMÁTICO.............................................................................................

5- SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA AMBIENTAL...................................................

6- DESEMPENHO ACÚSTICO.........................................................................................

6.1- Condicionamento do ar..............................................................................................

7- PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNCIO...................................................................

8- CONCLUSÃO...............................................................................................................

MEMORIAL DESCRITIVO

1.OBJETO:

O presente memorial tem por objetivo descrever a proposta arquitetônica para a execução do Teatro Municipal de Marília de forma a fomentar o potencial cultural da região, através da criação de mais um atrativo cultural para a cidade.

A premissa básica para o partido arquitetônico na criação de espaços agradáveis e funcionais que atendessem o programa de necessidades da demanda do teatro, e utilizasse uma linguagem moderna e inovadora da arquitetura contemporânea e ao mesmo tempo clássico.

Esta proposta para o Teatro realiza-se através de um edifício de caráter singular e grande força expressiva, no qual o estimulo à livre apropriação dos espaços e à diversidade das manifestações artísticas impõem-se sobre o agenciamento dos usos, o emprego da técnica construtiva e a organização do território.

Uma construção que abriga três teatros, sendo um de maiores proporções, um médio e outro pequeno, todos feitos de acordo com as normas e especificações para cada ambiente que o teatro comporta, com acessos para os PNE (Portadores de Necessidades Especiais) com elevadores, rampas e plataformas elevatórias, com todos os espaços e salas devidamente sinalizadas e que também deverá cobrir toda a área técnica e de circulação.

O presente Memorial Descritivo versa sobre o desenvolvimento de projetos de design, gráfico/plástico e técnico/construtivo.

2. JUSTIFICATIVA

A proposta de um Teatro Municipal para Marília será uma grande oportunidade para a população Mariliense encontrar cultura e arte nesse espaço. O empreendimento engloba uma série de atividades artísticas voltadas a atender a comunidade em geral, que se beneficiará com um ambiente adequado de lazer, entretenimento e cultura, possibilitando a formação de um desenvolvimento artístico significativo na cidade. Isso é de suma importância para a cultura da cidade, que se encontra carente de investimento nesta área e um projeto como este vem para alavancar a perspectiva dada população em relação a arte.
Trata-se de um projeto elaborado visando atender a todas as qualificações técnicas necessárias, com ênfase na acessibilidade que foi um dos pontos principais de priorização, pois o pensamento é incluir a comunidade como um todo para desfrutar deste ambiente propício a fomentar a cultura na cidade.

3. ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

3.1        O Prédio

3.1.1        Arquitetura, Fachada e Localização

O Prédio, é localizado na Av. Sampaio Vidal e na Rua Rio Branco, SP. O prédio, que possui uma fachada interessante e mescla os estilos contemporâneo com uma das partes da fachada em vidro escuro, e clássico, com sua entrada constituindo um pórtico neoclássico, com colunas ecléticas e capitel jônico.

Atualmente, a identificação externa privilegia o acesso pela Rua Rio Branco, e isso deve atender ao grande fluxo de veículos nesta via, porém, a independência das atividades e também dos horários de funcionamento demanda alguma proposta de identificação externa dos outros acessos.A circulação na edificação contará com calçadas acessíveis, propiciando a inclusão social. Ao adentrar às dependências do teatro, deve ser feita a identificação na recepção que dirigirá os visitantes e alunos ao local adequado.

Dados como este devem ser observados para orientação estético-funcional do projeto de sinalização, que tanto deve possuir uma estética mais neutra quanto pode tentar se integrar à linguagem dos novos equipamentos contrastando com a arquitetura datada.

3.1.2        ESPAÇO FISICO  

Quantidade de Pavimentos: 02

Térreo

Hall principal: Escalinata com rampa de acesso PNE, Plataforma Elevatória,Bilheteria; Cozinha; Foyer; Sanitários Masculino e Feminino Adaptados (PNE).

Administrativo : Escritório, secretaria/informações, Diretoria, 2 Salas, Deposito, Sala de Reunião, Deposito de Cenário e Almoxarifado.

Segurança: Sala de Emergência e Policial.

Teatro 1 (Grande)

Hall de Entrada, Cabines de Som, Plateia com  capacidade para 532 lugares, sendo 168 lugares no mezanino, Palco, Camarins coletivos, Copa e Depósito.

Teatro 2 (Médio)

Hall de Entrada, Cabine de Som, Plateia com 300 lugares, Palco, Camarins coletivos, Copa e Depósito.

Acessos e áreas de circulação sinalizadas e escada de acesso para o segundo pavimento.

Teatro 3 (Pequeno)

Hall de Entrada, Cabine de Som, Plateia com 100 lugares, Palco.

Acessos e áreas de circulação sinalizadas, escadas e elevadores de acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com