TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Formatação - Trabalho Acadêmico

Por:   •  27/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 10

UniEVANGÉLICA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO.

título do trabalho:

subtítulo do trabalho (se tiver subtítulo)

Nome(s) do autor(es) do trabalho

Cidade, ano.

Nome(s) do autor(es) do trabalho

título do trabalho:

subtítulo do trabalho (se tiver subtítulo)

Trabalho apresentado ao Curso de ____(Nome do Curso)______  da UniEvangélica- Centro Universitário, para avaliação parcial da disciplina _____(nome da disciplina)______ sob orientação do(a) Prof.(a) ____(nome completo do professor)____. (fazer adaptações conforme necessidade)

Cidade, ano.


sumário

INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

X

1 Título do primeiro capítulo (ou parte do trabalho) . . . . . . . . . . . . . .

X

1.1 seção do primeiro capítulo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

x

1.1.1 Subseção do primeiro capítulo . . . . . . . . . . . .. . .

x

1.1.1.1 Seção de subseção do primeiro capítulo . . . . . . . . . .

x

1.2 seção do primeiro capítulo

2 Título do segundo capítulo

x

2.1 seção do primeiro capítulo

2.1.1 Subseção do primeiro capítulo

2.2 seção do primeiro capítulo

3 Título do TERCEIRO capítulo

x

4 referênciaS

x

anexo A – título do anexo A

x

(essa divisão dependerá do trabalho a ser executado e pode sofrer alterações conforme a necessidade)

INTRODUÇÃO 

‘’O surgimento do povoado no século XVIII, é marcado pelos tropeiros, viajantes que buscavam fortuna, e se acampavam as margens do ribeirão das antas devido suas terras férteis e suas águas límpidas, comida e água fresca. Assim descansavam seus animais e a si mesmos, pois se tratava de um local estratégico entre os caminhos das lavras de ouro de Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Santa Cruz, Silvânia e Goiás.’’  

Hoje Anápolis é destaque mundial no pólo industrial farmacêutico que surgiu, junto a outras centenas de industrias, em 1976 com a implantação do DAIA (distrito agroindustrial) do qual abastece o Distrito Federal a Capital Goiânia e o estado como um todo, esta região atraiu diversas empresas, investidores, gerou muita mão de obra e com ela vários cursos de capacitação destes funcionários.

Sua posição também é estratégica em relação a defesa do país e é ressaltada na implantação da Base Aérea de Anápolis, orgulho dos anapolinos e cuja instituição já doara caças, aeronaves de guerra para a comunidade, locado em diversos pontos da cidade, estes monumentos embelezam a cidade e reforçam sua importância na cidade. Inclusive uma dessas aeronaves está locada sobre a Praça Americano do Brasil, área de também intervenção do trabalho, a relação cidade/monumento é tão forte que muitos conhecem a praça apenas como Praça do Avião.

Tamanha é a importância dessa cidade para o estado como um todo que diversas obras, federais e municipais foram recentemente implantadas, e ainda estão sendo. Inúmeros cruzamentos no encontro das principais vias da cidade, o mais recente, e ainda sob construção, é o viaduto do cruzamento da Avenida Goiás, principal via de acesso à região central, com a Avenida Brasil. Este promete descongestionar o centro e claro dar mais fluidez a Avenida Brasil que corta toda a cidade no sentido norte/sul.    

Entre 1870 e 1935, a região do Município de Anápolis sofreu profundas mudanças. As poucas moradias existentes, habitadas por escassa população, deram lugar a uma aglomeração humana mais completa. As casas aperfeiçoaram-se com construções de alvenaria, e a cidade ganhava feições urbanas mais definidas.

        Anápolis explica o grande desenvolvimento econômico alcançado atribuindo-o ao fato de que se tornou o ponto terminal da estrada de ferro.

        Os melhoramentos urbanos aconteceram paulatinamente, para melhor receber a leva de imigrantes que chegavam à região. Os imigrantes acompanhavam os trilhos: ente os cinco primeiros municípios que recebiam imigrantes, 41.47 % do total eram da estrada de ferro, o que traduzia a procura dos centros comerciais mais dinâmicos do Estado.

        A estrada de ferro, portanto, teve participação importante no crescimento populacional dessas cidades. A chegada dos trilhos, a dinamização da economia com o aumento das atividades comerciais, os melhoramentos urbanos, tudo isso fez de Anápolis um polo atrativo na região e terminou por criar uma rede de dependência no setor de serviços, entre dezenas de municípios goianos e o município anapolino.

        A inauguração oficial da Estrada de Ferro de Goiás em Anápolis foi marcada para o dia 7 de setembro de 1935. Com vasta programação festiva, a população local e da região preparou-se para receber o arauto do progresso, a concretização da maior aspiração dos anapolinos na época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (300.3 Kb)   docx (358.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com