TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Núcleos coloniais e estruturas rurais

Por:   •  11/3/2018  •  Resenha  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Núcleos coloniais e construções rurais

Eduardo Carlos Pereira

Para entender o surgimento dos núcleos coloniais em são Paulo é necessário entender o contexto histórico da época.

Em 1886 foi constituída a Sociedade Promotora de Imigração, que tinha como objetivo promover a imigração de estrangeiros para a Província de São Paulo em larga escala, no qual estabelecia o sistema de imigração por contrato dando o reembolso da passagem ao imigrante e 50% dos lucros

Em 1886 foi constituída a Sociedade Promotora de Imigração, que tinha como objetivo promover a imigração de estrangeiros para a Província de São Paulo em larga escala, no qual fornecia um terreno, 50% dos lucros nas fazendas e reembolso da passagem, tudo através de contrato. Tinha como objetivo estimular a vinda de imigrantes, isto atraiu em sua maioria italianos, que obtinham boa experiência com produção de café, estimulando o cultivo em São Paulo. A Sociedade Promotora de imigrantes tinha preferência por famílias, pois acreditava que a presenta dos familiares deixava os imigrantes mais seguros e felizes, consequentemente, mais aptos ao trabalho.

A sociedade Promotora de imigrantes também mandou organizar a cartografia local, e toda a economia era baseada em três poderes que os membros da possuíam, que era o poder deliberativo, poder legislativo, e poder executivo. Com a organização cartográfica foi possível analisar que existiam 2.150 quilômetros de ferrovias, além de 187 que viriam a ser construídos, e 905 quilômetros de navegação fluvial a vapor. Com isso, a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais implementaram estratégias de Núcleos Coloniais.

Estas estratégias utilizavam de matriz tridimensional, cruzando quilometragem com altitude e dentre outros para analisar qual melhor local para se passar as vias, criando assim, núcleos coloniais em determinados pontos, com o objetivo de espalhar a mão de obra em locais estratégicos, e analisar locais para possível exploração como o minério de ferro e o petróleo. Os primeiros núcleos foram São Caetano e São Bernardo, seguidos de Piquete e Ribeirão Preto.

O Planejamento de Rede é o nome dado ao conjunto de interesses e decisões tomadas pela Sociedade Promotora de Imigrantes, que utilizaram a cartografia para investir em terrenos com elevado potencial. Como consequência da posse destes locais foi a privatização da economia, e até os dias atuais as grandes empresas que se sustentam através da concentração fundiária e de capitais. Com isso surgiu a própria via ferroviária, urbanização, especulação imobiliária e dentre outros.

A partir de 1889 sob o “ordem e progresso”, instalou-se a ideologia positivista predominante até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com