TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Por:   •  6/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM [pic 1]

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Relatório - Aulas 01, 02 e 03

Alunos:                                                RA:
        Guilherme Cordeiro da Silva                  108105

        Gabriel Irineu Rocha Sagai                        110040

   

Professor:

    Fernando Rodrigo Moro

Maringá

12 de Setembro de 2021

Introdução

Desbastar ou realizar a afiação de ferramentas é uma atividade corriqueira dos nossos ancestrais desde a idade da pedra lascada (10.000 anos A.c), afinal, a única forma de cortar carnes, couro e outros tecidos era fazendo o uso de pedras afiadas. A afiação evoluiu muito com o tempo, conforme os anos foram passando a sociedade cada vez mais necessitou de ferramentas afiadas, desde de espadas em batalhas no período medieval até a afiação de um bisturi cirúrgico e neste contexto surgiu o moto esmeril.

O moto esmeril é uma ferramenta elétrica, formado por um motor e dois rebolos. É amplamente utilizado em oficinas mecânicas, serralherias ou qualquer local de trabalho que necessite aparar ou dar acabamento em peças. O rebolo é parte essencial dessa máquina pois é justamente ele que faz o papel de desbastar os objetos.

O rebolo é uma ferramenta utilizada para polir, afiar objetos, aparar rebarbas e sobras de material. Existem dois tipos de rebolo amplamente utilizados: rebolo reto e o cônico.

Figura 01 - Rebolo cônico

[pic 2]

Fonte: pferd.com - 2021

Figura 02 - Rebolo reto

[pic 3]

Fonte: lojadomecanico.com.br - 2021

O rebolo geralmente é feito de dois materiais: óxido de alumínio ou carbeto de silício. A escolha do material vai depender da sua aplicação, para aço carbono é utilizado o óxido de alumínio e para ferramentas com metal duro é utilizado o carbeto de silício.

No dia a dia de trabalho é comum afiarmos objetos quando é necessário desenvolver algum projeto com certa precisão, as brocas se encaixam perfeitamente nesse contexto. Conforme utilizamos a broca há um desgaste inevitável e isso pode atrapalhar futuras perfurações, o moto esmeril é a ferramenta ideal para afiar esse tipo de objeto.

Figura 03 - Comparação entre broca desgastada e afiada

[pic 4] 

Fonte: Youtube. (2021, 12 de Setembro). Como recuperar e afiar broca manualmente?

Outra ferramenta muito utilizada na indústria metal-mecânica é o bits. Eles são utilizados para fazer ferramentas de corte para usinagem e como todo objeto que trabalha por atrito, também sofre desgaste. Cada tipo de trabalho e norma exige um ângulo para se trabalhar com o bits, é necessário verificar qual é o ideal e realizar a afiação no moto esmeril.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (595 Kb)   docx (574.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com