TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE CONSTRUÇÃO CIVIL SUSTENTAVEL NO SÉCULO XXI

Por:   •  3/12/2018  •  Artigo  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

O CONCEITO DE CONSTRUÇÃO CIVIL SUSTENTAVEL NO SÉCULO XXI

Ana Gabriela Vieira Neves Tomiazzi1

anagabrielatomiazzi@gmail.com1

RESUMO

Este artigo procurou exibir alternativas para a construção de imóveis habitacionais com custo reduzido, associando a utilização de matérias-primas que gerem um dano mínimo ou inexistente ao meio ambiente, sendo considerada, assim, uma possibilidade de integração de novas tecnologias na construção civil. Diante disso, os principais objetivos para evitar a degradação ambiental, assim utilizando artifícios de energias renováveis com a intenção da atenuação de valores, reduzindo, com isso, o custo final da obra, presando o desenvolvimento urbano e o aumento significativo na oportunidade de obtenção de moradias dignas para a parcela menos favorecida da população brasileira.

Palavras-chave: Construções Sustentáveis. Sustentabilidade. Desenvolvimento Urbano.


1 INTRODUÇÃO

        No território brasileiro há uma ausência significativa na quantidade de moradias que atendam com eficiência e dignidade a totalidade populacional, diante disso, o coeficiente de moradores de rua cresce com constância no país, uma vez que segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 101 mil pessoas residem nas ruas. Logo, é indubitável a principal causa de tal crise tem-se como o custo residencial, cujo se enquadra como inacessível em diversos casos.

        A definição de construção sustentável se constitui no desenvolvimento de um modelo que enfrente e elabore resoluções aos maiores impasses ambientais que afligem a atualidade, sem renegar  inovações tecnológicas e a elaboração de construções que obedeçam as reivindicações requeridas pelos seus utentes.

Logo, para que atinja uma construção sustentável que respeite as obrigatoriedades legais referentes as edificações, é necessário estar visando atuar de forma abrangente, sem que ocorra a decomposição dos preceitos básicos da obra. Portanto, a formação de grupos com especializações distintas não se enquadra como ideal nas edificações sustentável, pois, tal atoa acabaria gerando a elitização da sustentabilidade predial, impedindo que os reais beneficiários da mesma, sendo eles os menos favorecidos economicamente, fossem contemplados com tal ramo. De maneira que, o conhecimento da construção sustentável deixe de ser um saber elitizado e contemple toda a plenitude da sociedade.

A construção contemporânea que visa a sustentabilidade, com um vislumbre de maestria, devera priorizar seu comportamento autossuficiente, cujo se enquadra como principal pilar da mesma. O ato de escolher matérias-primas que se enquadrem nos perfis definidos que obedeçam a especificações – como garantia da procedência do material, maneira como fora extraída, fonte energética que utilizara, nível de irradiação de substancias toxicas, vida útil e demais características que possibilitem trata-los como adequados e através disso, com a redução de orçamento da obra, melhorando de forma significante a vida dos indivíduos.

        

2 DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento do trabalho é apresentado em um ou mais tópicos que são numerados e subdivididos em:

2 Referencial Teórico

3 Metodologia

4 Resultados e Discussões

5 Conclusão

Os títulos das seções e subseções devem estar em negrito, 12, alinhado a esquerda e em CAIXA ALTA. A numeração da seção deve ser crescente e se necessário em níveis. As primeiras linhas dos parágrafos devem ser indentados em 1.25 cm.

As notas de rodapé devem ser numeradas, bem como devem ter fonte tamanho 8.

As citações devem seguir a NBR 10520 (ABNT, 2002).

4 FIGURAS E TABELAS

Os títulos de figuras e de tabelas devem ser centralizados, como mostrado na Figura 1. A fonte deve ser a mesma do texto e de tamanho 11 para todas as figuras.  Ao realizar a chamada da figura no texto, o termo Figura deve iniciar com letra maíscula. As figuras devem conter bordas somente quando a borda é objeto do estudo. Um exemplo é apresentado na Figura 1.

Figura 1 - Imagem na página inteira

[pic 2]

Fonte: Autor (2018).


        O título da tabela ou quadro deve ser colocado antes da tabela ou quadro (veja exemplo quadro 1) e a fonte usada deve a mema fonte do texto e em tamanho 11.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com