TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Coraçao De Davi

Ensaios: O Coraçao De Davi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  5.139 Palavras (21 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 21

O coração de Davi

( Pra. Isis Melo)

Muitos personagens bíblicos são referenciais para nossas vidas, por nos deixarem exemplos de fé, coragem, obediência, paciência, etc. Mas, só um foi considerado pelo próprio Deus “O homem segundo o meu coração” (I Sm 13.14): Davi, o maior rei de Israel.

Mas por quê? A palavra diz em Hebreus 11:6a que “sem fé é impossível agradar a Deus”. E Davi agradou a Deus, então será que é porque ele teve muita fé? Mas Abraão também tinha, tanto que foi e é chamado o pai da fé! E o que o difere de Davi? Quem adora tem fé, nem sempre quem tem fé adora!(Fé e acreditar e até fazer campanha, adorar é viver em adoração mesmo na fornalha de fogo).

Davi era um homem de fé! Quem foi Davi? Um homem perfeito, sobrenatural, isento de pecados? Não! Davi era semelhante a qualquer um de nós, sujeito a todas as tentações, porém, entendeu qual a melhor maneira de alcançar o coração de Deus.

I – QUEM ERA DAVI?

Davi era um jovem comum à sua época:

Sua Ocupação: Pastorear as ovelhas de seu pai. (características de pastor de ovelha) (I Sm 16.11a,19). Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. 19 E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas.

Sua Origem: Era da tribo de Judá e vivia num povoado pequeno, em Belém (I Sm 16.1,4a). Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.

Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém;4a

Suas Habilidades: Davi foi um excelente músico (I Sm 16.18).Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo. Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.

II – QUAIS OS ASPECTOS DO CARÁTER DE DAVI?

Davi é um dos principais personagens da Bíblia. Sua história é registrada em mais de sessenta capítulos da Bíblia; cerca de 60 referências são feitas a ele no Novo Testamento, além de figurar na genealogia do Senhor Jesus; até hoje é lembrado como o maior rei de Israel, escreveu mais 70 salmos e alguns proverbios e, por duas vezes na Bíblia é o único chamado de “homem segundo o coração de Deus” (I Sm 13.14; At 13.22). Por que tanta honra a um homem que, apesar de notável, teve sua vida pontuada por graves pecados, que, por exemplo, não teve Abraão?

1. Davi era um homem cujo coração era inclinado ao Senhor e tinha fé: Davi era um homem espiritual, cuja vida estava em harmonia com os anseios de Deus (I Sm 17.36b).

Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

Salmos 40:6-9 Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste. Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.

Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada.

Salmos 131:1-3 Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre.

Ele tinha tanta fé, não só tinha como vivia por ela em todos os momentos de sua vida! Sempre andava crendo na bondade de Deus! Ele expressava essa fé falando, escrevendo, cantando, dançando , proclamando e até guerreando!(será que ele dançou só uma vez? O costume de casa vai à praça) Mais importante pra Davi era glorificar e exaltar a Deus do que suas vestes reais!(pesadas) A glória humana nos afasta de Deus! Deus o colocou como rei porque isso não o afastaria de Deus!

2. Davi era um homem humilde: Além de conhecer suas limitações, Davi aprendeu a atribuir as suas vitórias a Deus (I Sm 17.37; Sl 34.4-7; 124).

1 Samuel 18:5.E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul. Salmos 40:12 Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração. 17 Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

Salmos 34:4-7 Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 124:1-2 Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel; Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós. Salmos 124:8.O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.

3. Davi era um homem sincero: Apesar de ser chamado pelo próprio Deus “O homem segundo o meu coração” (I Sm 13.14), Davi não era um homem infalível. Cometeu dois graves pecados: adultério e cumplicidade na morte de Urias (II Sm 11.1-22). Mas, quando repreendido pelo Senhor, através do profeta Natã, Davi confessa e arrepende-se de seus pecados ( II Sm 12.13disse Davi: pequei contra o Senhor; Sl 51). 1-7 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.9-11.Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com