TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Davi E O Anão

Trabalho Universitário: Davi E O Anão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 9

A MAIOR BATALHA DO VELHO TESTAMENTO: DAVI E O ANÃO.

Texto Bíblico: Js. 10.40-41; Js. 11.22

Introdução: A batalha mais famosa descrita no AT não foi travada entre dois exércitos, mas entre duas pessoas. Foi a batalha no Vale de Elah entre Davi e Golias.

FRASE DE EFEITO: NÃO IMPORTA A DIMENSÃO: A GUERRA É DO SENHOR JESUS!

Pergunta de ligação: Sabe o que você deve fazer quando entrar numa guerra?

Resposta de ligação: Veja a altura e no poder do nome de Jesus diga: QUANTO MAIS ALTO MAIOR A QUEDA.

Antes, porém, examinemos então o seguinte: I Sm 16.5-9 - E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao SENHOR; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E ele santificou a Jessé e aos seus filhos, e os convidou ao sacrifício. E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o SENHOR. Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o SENHOR.

O homem olha a fisionomia, mas o Senhor o coração.

O olhar humano julga com base na aparência exterior, formando opiniões geralmente erradas.

Golias tinha tudo que impressionava e intimidava.

No entanto, Davi recebeu habilidades para enxergar segundo os critérios de Deus. I Sm. 16.13 - Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

FRASE DE EFEITO: POR MAIS PODEROSO QUE PAREÇA O GIGANTE, DEUS É TODO-PODEROSO.

Análise do Vale de Elah: Era uma ravina extensa (escavação no solo causada pelas águas da chuva) parecendo-se com um grande desfiladeiro. O local tem aproximadamente 1,5 km de largura e na direção da entrada ficava ainda mais largo. No fundo ficava o leito do rio onde Davi encontrou as pedras para a sua funda. De um lado e do outro ficava uma enorme montanha com mais de 800 m de largura. Numa encosta estava entrincheirado o exercito de Israel, e do outro o filisteu. Este era o cenário.

AGORA OS PRINCIPAIS PERSONAGENS.

Primeiro Golias: O escritor do livro de Samuel o descreve com detalhes impressionantes e uma riqueza minuciosa:

1 – TAMANHO: I Sm 17.4 - Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.

Golias media quase 3m de altura. Com os braços levantados ultrapassava os 4m de altura. Todavia não era só a altura que intimidava.

2 – ARMADURA: I Sm 17.4 - Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze. E trazia caneleiras de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros. E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro.

A couraça pesava entre 45 kg e 90 kg. A ponta da lança pesava entre 4,5 kg e 11 Kg. Toda armadura pesava no mínimo 90 kg.

3 – PROTEÇÃO EXTERNA: ...e diante dele ia o escudeiro. Esse era o maior escudo usado numa batalha, era do tamanho de um homem adulto.

Façamos uma pausa e imaginemos uma figura assim: IMPONENTE. Pense como seria assustador encontrar um gigante desse porte e protegido por tamanha armadura. NUMA BATALHA A DESVANTAGEM É CLARA. LOUCURA ENFRENTÁ-LO!!!

4 – O DESAFIO: I Sm 17.8-10 - E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.

O que Golias sugeriu foi uma tática usada no mundo oriental, isto é, uma luta representativa entre duas pessoas.

5 – A ARROGANTE CONFIANÇA: I Sm 17.8-10 - Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.

Todas as manhãs e tardes, por mais de 01 mês ele marchou até às trincheiras do exército de Israel, exibindo seu tamanho e sua força. DESAFIAVA UM GERREIRO EXPERIENTE QUE PUDESSE ENFRENTÁ-LO. DURANTE 40 DIAS.

APLICAÇÃO: Como isso se aplica ao gigante que encontramos. O MEDO, A PREOCUPAÇÃO COM O AMANHÃ OU UMA PESSOA. A CALUNIA. O DESEMPREGO. TODAS AS MANHÃS E TARDES, DIA APÓS DIA TENTANDO TE INTIMIDAR.

ESTA GRITANDO DO OUTRO LADO DO VALE DE ELAH. FICAMOS INTIMIDADOS QUANDO ENFRENTAMOS COM NOSSAS FORÇAS.

FRASE DE EFEITO: NÃO IMPORTA O TAMANHO DESSE GIGANTE, DEUS É SEMPRE MAIOR.

Agora vamos analisar Davi... O VERDADEIRO GIGANTE.

1 – DAVI ERA UM JOVEM: A idade para ingressar no exército de Israel era de 20 anos. Segundo os historiadores Davi tinha entre 15 e 17 anos quando foi ungido por Samuel. A maioria acredita que ele tinha quase 20 anos quando enfrentou Golias. Ele era ruivo e de boa aparência. Era um pastor de ovelhas.

2 – A GUERRA: Davi sabia apenas que seus irmãos estavam no exército de Israel. Ele não tinha idéia do que estava acontecendo. Talvez nunca tivesse ouvido o nome de Golias.

3 – A VIAGEM DE DAVI: I Sm 17.17,18,20 - E disse Jessé a Davi, seu filho: Toma, peço-te, para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com