TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Custo dos Estoques

Por:   •  8/6/2018  •  Monografia  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Custo dos estoques

        Atualmente é comum observar muitas empresas que preferem manter estoques mínimos na tentativa de obter vantagens competitivas no mercado. Com os baixos valores agregados aos estoques, facilitam a oportunidade de poder investir em capital ao invés de deixá-lo parado em forma de estoques. Quando uma organização mantém estoques em quantidades desnecessárias, acontece um desaproveitamento de estoque, ou seja, vai haver uma grande perda de espaço físico, assim como perdas de investimento.

        A armazenagem possui dois tipos de custo, sendo eles, o custo variável na qual se relaciona com as manutenções dos equipamentos e estoques, além dos materiais operacionais e as instalações da organização. Já no custo fixo, são os seguros, folhas de pagamento e outros custos mensais. “O custo de manutenção de estoque é o custo incorrido para manter o estoque disponível”. (BOWERSOX; CLOSS, 2001, p. 232).

        Pozo (2002) considera três custos como os mais importantes na formação dos estoques, sendo eles:

Custo do pedido: A cada pedido efetuado, tem vários custos fixos e variáveis nesse processo.

Custo de manutenção de estoque: Nesse custo, inclui custos de armazenamento com altos volumes, grandes espaços físicos, equipamentos e sistema de informações, entre outros.

Custo por falta de estoque: Esse custo acontece quando a empresa procura reduzir ao máximo seus estoques sem ter uma administração de estoque correta, na qual pode ocasionar a perda de prazos de entrega, proporcionando multas por atraso ou até mesmo cancelamento do pedido.

        Para que seja possível evitar prejuízos e ate mesmo uma imagem negativa da empresa, pode-se contar com cálculos eficientes na qual serve para facilitar o bem-estar da empresa. Esses cálculos ira ajudar na quantidade certa, no tempo certo.

Referências

        BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.

POZO, Hamilton, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: uma abordagem logística. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

VIANA, João José, Administração de Materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (173.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com