TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Estoques E Analise De Custo

Casos: Gestão De Estoques E Analise De Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  5.121 Palavras (21 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 21

LINHA DE PESQUISA

Controle Gerencial e a Contabilidade nas Organizações

SUBTEMA

Sistemas de gestão de estoque e análise de custo.

1 JUSTIFICATIVA

A partir do tema “Controle Gerencial e a Contabilidade nas Organizações” neste trabalho propõe-se uma análise de como os sistemas de informações contábeis podem ser utilizados como ferramentas para garantir a eficiência nas operações internas nas organizações, com foco em gestão de estoque.

Neste sentido, demonstraremos como a Contabilidade se encarrega da coleta, apresentação e interpretação dos fatos econômicos, ou seja, alimenta o sistema de informações gerenciais, que por sua vez, o gestor possa tornar decisões embasadas em fatos contábeis, analisando os custos, tendo como objetivo, traçar um planejamento estratégico para um determinado período.

Com ênfase em gestão de estoque, propõe-se nesta pesquisa abordar métodos de processos gerenciais, definidos principalmente por empresas comerciais, para controle físico e financeiro do estoque, onde em grande maioria, o estoque representa o valor mais expressivo do patrimônio empresarial.

Para a realização dessa pesquisa é necessário entender que a informação contábil deve ser revestida de qualidade, sendo objetiva, clara, concisa, permitindo que o usuário possa avaliar a situação econômica e financeira da entidade, bem como fazer inferências sobre a tendência futura, de forma a atender sempre os próprios objetivos da entidade empresarial.

A importância desta pesquisa está no fato de servir como ferramenta de ampliação do conhecimento sobre como a correta gestão do estoque, pode melhor o desempenho econômico financeiro das empresas comerciais, tendo em vista que o estoque esta ligado diretamente a atividade fim da empresa.

Esta pesquisa, portanto, trata-se de uma proposta de análise da contribuição das informações contábeis inerentes para a empresa desenvolver seu planejamento estratégico, no sentido de aprimorar a gestão do estoque e análise de custos, e assim, desenvolver nossa pesquisa a partir da seguinte pergunta: “Como os relatórios gerencias fornecidos pela contabilidade, em especial o sistema de gestão e análise de custo poderá auxiliar no planejamento e na tomada de decisões?” O objetivo é Explanar sistemas de informações contábeis e seus processos de gestão aplicados á Entidade. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos para se atingir o objetivo geral:

OBJETIVO GERAL

Explanar sistemas de informações contábeis e seus processos de gestão aplicados á Entidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Demonstrar através de relatórios internos a influencia dos estoques nos resultados da organização.

• Demonstrar os métodos administrativos de gerenciamento de estoques.

• Demonstrar como é aplicado o gerenciamento de custos de estoque.

ASPECTOS METODOLÓGICOS

A partir dos propósitos pré-definidos de pesquisa, apresentam-se abaixo os aspectos metodológicos aqui envolvidos:

• Métodos de pesquisa: Qualitativa e quantitativa.

• Tipo de pesquisa: Descritiva, exploratória e varia em propósito do trabalho.

• Sujeito da pesquisa: o controle gerencial e a contabilidade nas organizações, com ênfase na gestão de estoques e analise de custo.

• Método de coleta de dados: pesquisa descritiva, ficha diagnóstica e bibliográfica.

• Técnica de coleta de dados: Os dados serão fornecidos pessoalmente, através de uma integrante do grupo, que trabalha na empresa.

• Tratamento dos dados: análise exploratória e qualitativa, em que se explica e discutem um tema ou problema com base em referências teóricas já publicadas em livros, revistas, periódicos, artigos científicos etc.

• Procedimentos de pesquisa: pesquisa eletrônica, em livros e revistas especializadas, em que consiste na leitura e análise de materiais produzidos por terceiros, que podem apresentar-se sob forma de textos, imagens, etc.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Contextualização

A partir do tema “Controle Gerencial e a Contabilidade nas Organizações” aqui se propõe uma análise de como a correta gestão do estoque evidencia, auxilia na eficiência das atividades empresariais, de modo que a contabilidade possa ser uma ferramenta útil para fornecer informações relevantes como análise de custo.

3.2 Controle de Estoque

O controle do estoque influência diretamente nos resultados das Organizações, por isso se torna importante à avaliação dos níveis de estoque, através da qual será possível analisar a variação nos custos de aquisição dos produtos, rotatividade e necessidade de suprimento das mercadorias. A administração de estoque é um conjunto de atividades com a finalidade de proporcionar um comparativo entre o custo e a lucratividade gerados pelo estoque e, que são necessários para a existência da empresa.Estas informações devem ser fornecidas no tempo correto e na quantidade e qualidade necessárias,o que demanda uma série de investimentos por parte das Organizações para administrar de forma precisa seus estoques, tendo em vista um plano de suprimento que minimize o custo total da distribuição de seus produtos para as suas filiais.

Neste contexto, apresentamos o estudo de caso da empresa KJ Supermercados (nome fictício) que se enquadra no Direito Empresarial através da constituição de uma sociedade de acordo com o Novo Código Civil Brasileiro (2002). Sendo esta uma sociedade limitada (LTDA), assim ajustada de acordo com o Art. 1.052 e a mais comum por limitar a responsabilidade de todos os sócios e a facilidade de sua constituição. De acordo com o Art. 1052 do Código Civil Brasileiro (2002), na sociedade limitada à responsabilidade de cada sócio são restritas ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. A mesma se condiz uma empresa de pequeno porte e optante pelo simples nacional como está disposto no Art. 3o do C.C. citado abaixo:

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com