TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Davi do Michelangelo

Por:   •  4/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Qual a obra escolhida para ser analisada?

Davi de Michelangelo

[pic 1] 

  1. Quem realizou a obra?

A obra foi realizada pelo Italiano Michelangelo, responsável pelos movimentos renascentistas e o maneirismo. Foi pintor; escultor; poeta e arquiteto, é considerado como um dos maiores criadores da história do ocidente. Iniciou como aprendiz dos irmãos Davide e Demerico Ghirlandaioem Florença, torno-se muito querido da família Medicci.

Desenvolveu seu trabalho artístico por mais de 70 anos, entre Florença e Roma. Faleceu em 18 de fevereiro de 1564 aos 88 anos, em Roma.

Varias de suas criações estão entre as mais célebres da história da arte, destacou-se nas esculturas de Baco; a Pieta; O Moisés; na pintura do vasto teto da capela sistina e também a intrigante pintura do Juizo final e o Davi, entre tantas outras muito famosas.

  1. Quando e onde a obra foi realizada?

Em 16 de agosto de 1501, a obra foi encomendada e deu inicio aos trabalhos em meados de setembro do mesmo ano, a obra foi realizada em Florença na Italia.

  1. Quem encomendou a obra?

A obra foi encomendada pela cidade de Florença.

  1. Qual a técnica em que foi concebida?

Esculpida a mão em mármore carrara, baseado em estudos do homem vitruviano de Leonardo Da Vinci, buscando a forma perfeita, oque era muito presente na técnica  

  1. Como a obra foi concebida? Ela conta alguma história? Apresenta personagens? Quem são eles? Como são mostrados? Não tem personagens? Quais formas apresenta?

A obra nasceu de um desejo de obter uma série de esculturas de profetas e heróis bíblicos. Essa obra remete a história bíblica de Davi e Golias, na qual o Gigante (um soldado Filisteu) é derrotado por Davi com apenas uma pedra, oque deu a vitória aos Israelitas contra os Filisteus.

A forma apresentada é a da figura humana, com traços de realismo.

  1. Quais cores são empregadas?

  Predominantemente branca oriunda da cor original do mármore carrara.

  1. Qual o seu tamanho?

É uma escultura em mármore carraca maciço com mais de 4 metros de altura de corpo, chegando a 5.17 metros contando com sua base.

[pic 2] 

  1. Para que local foi concebida?

Originalmente foi encomendada como parte de uma série de outros heróis e profetas bíblicos, Davi estava cotado para decorar uma das fachadas da igreja Santa Maria del Fiore. No entanto após a sua coclusão foi posicionada em frente ao palazzo della signoria, sede da governadoria de Florença, onde foi revelada ao publico oficialmente em 8 de setembro de 1504.

  1.  Onde está atualmente? Como é exposta?

Hoje encontra-se exposta na galeria da academia de belas artes de Florença.

  1.  Que interpretação essa obra propõe a você?

Temos a visão de que o artista prestigiou um herói bíblico que na sua natureza era um jovem rapaz franzino, porém ele foi demostrado nessa obra como um homem alto e forte, oque era um ponto da perfeição demonstrada na arte renascentista. Acreditamos também que essa forma representada, tem como a intenção de mostrar a força interior que Davi transmitia no momento e por ser um personagem de tanta importância histórica, foi representado com tal grandeza, quanto a expressão de tranquilidade que foi representada na escultura, também é um ponto das artes do renascimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (240.7 Kb)   docx (228.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com