TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Levantamento de uma poligonal

Por:   •  25/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

DISCIPLINA: Topografia I

[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

O levantamento de uma poligonal é realizado através do método de caminhamento, percorrendo-se o contorno de um itinerário definido por uma série de pontos, medindo-se todos os ângulos, lados e uma orientação inicial.

A partir destes dados e de uma coordenada de partida, é possível calcular as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.

Para o levantamento de uma poligonal é necessário ter no mínimo um ponto com coordenadas conhecidas e uma orientação. Segundo a NBR 13133 (ABNT, 1994 p.7), na hipótese do apoio topográfico vincular-se à rede geodésica (Sistema Geodésico Brasileiro – SGB), a situação ideal é que pelo menos dois pontos de coordenadas conhecidas sejam comuns. Neste caso é possível, a partir dos dois pontos, determinar um azimute de partida para o levantamento da poligonal.

Um dos elementos necessários para a definição de uma poligonal são os ângulos formados por seus lados. A medição destes ângulos pode ser feita utilizando técnicas como pares conjugados, repetição ou outra forma de medição de ângulos. Normalmente são determinados os ângulos externos ou internos da poligonal. Também, é comum realizar a medida dos ângulos de deflexão dos lados da poligonal.

O presente relatório se refere à aula prática de Topografia I, realizada no galpão de Engenharia Civil, no dia 30/01/2018, às 13h, na qual fizemos o levantamento de uma poligonal fechada de três lados, através da medição de azimute e deflexões. Consideramos o sentido horário, como sendo o sentido de caminhamento para o levantamento da poligonal, sendo que a estação anterior à estação ocupada denomina-se de estação Ré e a estação seguinte de Vante. A partir dos dados medidos em campo, efetuamos o cálculo dos azimutes dos vértices da poligonal.

  1. ESCOPO DO TRABALHO

A atividade de campo sobre levantamento e cálculo de poligonal fechada de três lados e consecutivos três vértices propor-se a aplicação da teoria analisada em sala de aula, a fim de proporcionar aos estudantes uma melhor abrangência do assunto apresentado e explicado pelo professor.

Possibilitar o desenvolvimento de habilidades necessárias para realizar atividades topográficas, como levantamento de poligonais por meio da medição de ângulos de orientação no exercício da profissão.

Objetivava ainda a verificação da precisão do método, por meio do cálculo e levantamento de poligonal fechada e observação do possível erro de fechamento angular.

  1. METODOLOGIA

Em campo foi estabelecido pontos de uma poligonal fechada com três lados e 3 vértices, onde foi possível a obtenção de dados para calcular os azimutes e deflexão. A poligonal serviu de apoio para obtenção do primeiro azimute a partir da referência do norte, e os outros azimutes foram encontrados depois de somar o primeiro azimute com as referentes deflexões.

[pic 5]

Figura. 1 Modelo de orientação de ângulos, Google Imagens

A poligonal foi marcada pelo professor no pavimento que fica entre os galpões de topografia, engenharia de pesca e engenharia mecânica.

Os equipamentos utilizados foram nível óptico, tripé e duas balizas. O primeiro procedimento foi a instalação do tripé, depois foi acoplado o nível óptico. Após ser acoplado ao tripé foi feito a calagem do instrumento através dos parafusos calantes.

 O nível foi instalado no primeiro ponto da poligonal e uma baliza foi colocada com referência ao norte. A baliza foi visada com a graduação do nível em 0, o nível foi virado em sentido horário até o ponto 2 da poligonal fechada. Onde foi possível ver na graduação o primeiro azimute.

Após a obtenção do primeiro azimute o equipamento foi instalado no ponto 2 da poligonal e a baliza foi colocada no ponto 1. A baliza foi visada e depois foi colocado a angulação de 180° no nível. Foi feito um giro de 90° no equipamento, após ser girando 90° foi feita outra rotação para se obter o prolongamento (deflexão) do segmento.

O mesmo procedimento foi feito nos outros vértices da poligonal para obter a deflexão. A partir do primeiro azimute, pode ser feito uma relação com as deflexões e obter os azimutes restantes da poligonal.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES                                  


Na aula prática de topografia foi possível realizar em uma poligonal fechada de três lados consequentemente apresentando três vértices, a medição do primeiro azimute da direção 2-3 e os ângulos de deflexão de dois pontos dessa poligonal.

A partir dos valores do primeiro azimute (Az2 - 3) e dos ângulos de deflexão dos pontos 3 e 4 (Def3 e Def4), grandezas coletadas em campo, foi efetuado os cálculos dos demais azimutes (Az3 - 4; Az4 - 2) e da deflexão do ponto 2 (Def2).

Medidas coletadas em campo:

Az2-3 = 219º

Def3 = 134º

Def4 = 132º

Em posse dessas medidas, foi usado as seguintes equações, já com os devidos cálculos para determinar Az3 - 4; Az4-2; Def2 e a Deftotal.

Az3-4 = Az2-3 + Def3                                      

Az3-4 = 219º + 134º

Az3-4 = 353º

Az4-2 = (Az3-4 + Def4) – 360º

Az4-2 = (353º + 132º) – 360º

Az4-2 = 125º

Def2 = Az2-3 - Az4-2

Def2 = 219º - 125º

Def2 = 94º

Deftotal = Def2 + Def3 + Def4

Deftotal = 94º + 134º + 132º

Deftotal = 360º

Diante dos resultados apresentados a cima, foi possível perceber, que a prática de fato, atende o que presa a teoria estudada em sala e que através do processamento de dados entre ângulos horizontais e de orientação é possível realizar um levantamento topográfico planimétrico preciso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (190 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com