TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento High Tech

Por:   •  26/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  1.479 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP[pic 1]

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANSMO

Ana Carolina S’Thiago

Ingrid Barbosa

João Nascimento Júnior

Leticia Teixeira

PROJETO VI

MACAPÁ – AP

2016

PROJETO VI

Arquitetura High Tech

Trabalho apresentado à disciplina de Projeto VI, ministrada pelos Prof. Oscarito Antunes e pelo Profª. Felipe, com objetivos avaliativos.

MACAPÁ – AP

2016

  1. Apresentação

O presente trabalho acadêmico possui como intuito a apresentação do contexto histórico do movimento high tech, direcionado a área da arquitetura e do urbanismo. A arquitetura high tech ou de alta tecnologia, é uma corrente da arquitetura, emergente nos anos 70, muito centrada no emprego de materiais de tecnologia avançada nas construções, como o próprio nome indica, é classificada como um tardio modernismo por historiadores. Um exemplo famoso deste tipo de arquitetura é o Centro Pompidou em Paris, projetado por Richard Rogers e Renzo Piano.

  1. Arquitetura High Tech

O movimento High Tech na arquitetura, surgiu na década de setenta e vem do termo High Technology, que em português significa alta tecnologia. Apesar disso, a característica marcante do mesmo não é o uso de maiores tecnologias ou de materiais mais modernos que das outras edificações, e sim ostentar essa tecnologia de forma expressionista e até exagerada. Isso tudo, é reflexo do contexto da época em que os assuntos principais eram a indústria, a guerra, as viagens espaciais e a comunicação.

 Em meio a tantas novidades a arquitetura não poderia ficar para trás na mesmice dos tijolos artesanais e do concreto e por meio desse movimento lança mão do aço e do vidro que possibilitavam uma arquitetura expressiva e diferente de tudo apresentado até então. Outra característica do high tech é o chamado intestinismo, que se caracteriza pela exposição dos sistemas elétrico e hidráulico e da estrutura das edificações, inclusive chamando atenção para as mesmas com cores vibrantes. (Imagem 1) assim, possibilitava máxima eficiência dos espaços que não eram atrapalhados pela estrutura ou por blocos de circulação e serviços.

[pic 2]

(Imagem 1)

                                                                               

A primeira edificação do movimento high tech, foi o edifício Centro Georges Pompidou ( imagens 2 e 3) em Paris, construído entre 1971 e 1977. O projeto é de Renzo Piano e Richard Rogers, que junto com Norman Foster são os principais arquitetos do movimento, que faz parte do chamado modernismo tardio, do final do século XX.

[pic 3]

(Imagem 2)

 O movimento high tech herdou alguns princípios de outros movimentos, do grupo Archigram, a visão de um mundo tecnologicamente resolvido e autossuficiente, do Construtivismo Soviético a admiração pela tecnologia e a vontade de expor equipamentos e componentes técnicos do edifício e criar de forma fantasiosa algumas técnicas construtivas , e do Metabolismo Japonês herdou o conceito de eficiência máxima, sem se prejudicar pelos elementos estruturais.

[pic 4]

(Imagem 3)

Outra importante edificação foi o Lloyd's Bank, (Imagens 4 e 5) construído nos anos de 1978 a 1986 em Londres, projetado por Richard Rogers. O edifício é constituído por três torres principais e três secundárias de serviços em torno de um espaço central, retangular. Seu núcleo é a Sala de Underwriting, no térreo, abriga o famoso Lutine Qual Bell. Esta sala muitas vezes conhecida simplesmente como “a sala”, contornada por galerias, tem 60 metros de altura e é iluminada naturalmente através de um enorme telhado de vidro abobadado. As primeiras quatro galerias abrem-se para o espaço de átrio, e estão ligados por escadas rolantes. Os pisos superiores são envidraçados, e só podem ser alcançados através dos elevadores externos. Além dos condutos elétricos e canos, tem expostos os elevadores e escadas, deixando o espaço livre no interior. Seus elevadores de vidro foram os primeiros do Reino Unido. Apesar de não ser o maior centro tecnológico, foi na Inglaterra que o movimento teve mais força.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (791.8 Kb)   docx (636.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com