TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NEST WE GROW

Por:   •  17/11/2019  •  Artigo  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 4

                                     NEST WE GROW

O Nest We Grow é um elaborado centro de alimentos para comunidades madeireiras construído na ilha de Hokkaido,no Japão, projetada pela  Faculdade de Design Ambiental da UC Berkeley, Kengo Kuma & Associates . O projeto está centrado na criação de um pavilhão de madeira aberto e sustentável. Concebido como uma estrutura pública aberta, onde as pessoas podem se reunir para preparar e saborear alimentos locais, o Ninho emprega todo tipo de medidas para mantê-lo confortável durante as estações do ano.  Tem como área, 85 metros quadrados. Foi construída em 2014, idealizada e projetada pela equipe de arquitetos da Faculdade de Projeto da Universidade de Berkeley, com os seguintes membros: Hsiu Wei Chang, Hsin- Yu Chen, Fenzheng Dong, Yan Xin Huang, Baxter Smith (Instrutores: Dana Buntrock, Mark Anderson), e supervisada pela Kengo Kuma & Associates e Takumi Saikawa. E tem como engenheiro estrutural Masato Araya.



[pic 1]

Segundo os designers, a estrutura de madeira do centro "imita a experiência espacial vertical de uma floresta de lariço japonês". Na prática, isso se traduz em muitas vigas de madeira para pendurar peixes e produtos e em uma plataforma central de chá com lareira submersa. A fachada e o teto, feitos de folhas onduladas de plástico translúcido, ajudam a reter o calor da lareira da plataforma de chá durante os meses mais frios. Painéis deslizantes em toda a fachada e teto ajudam a facilitar o fluxo de ar nos meses mais quentes. E na base da estrutura, o muro de concreto protege o espaço interior dos fortes ventos do noroeste.  
[pic 2]

Esse centro venceu o 4ª Concurso Anual LIXIL Internacional de projeto-construção, e cresceu e foi criado a partir de um interesse em materiais que compõem o ambiente da ilha, focando em materiais renováveis.

[pic 3]

procurou examinar que elementos estruturais e materiais poderiam se combinar para criar esse espaço orientado à comunidade e aos alimentos. Reconhecemos como os materiais e ações modestas são celebradas em Berkeley e queríamos explorar suas implicações na Ásia.

Nossa pesquisa inicial começou com técnicas que encontramos facilmente na Califórnia, incluindo paredes de taipa - e construção de palha. Apresentamos essas ideias na busca de um edifício que iria introduzir técnicas renováveis de construção para uma área do Japão que poderia tirar proveito desses conceitos. O que encontramos foi a valorização da dificuldade de aplicação de tecnologias transnacionais em um novo ambiente.

Também focamos numa técnica construtiva em madeira pesada proveniente dos EUA, que usa grandes seções de madeira. No Japão foi traduzida para a coluna composta, que utiliza pequenos pedaços de madeira para gerar um pilar maior. Demandou um esforço considerável para identificar uma maneira de unir os materiais, que foi influenciado por tanto as práticas de carpintaria locais e do mercado de materiais japoneses. Também estávamos sob uma restrição de tempo considerável para todo o processo de construção, tendo apenas seis meses para conclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (574.1 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com