TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle a linguagem "WE"

Seminário: Controle a linguagem "WE". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2013  •  Seminário  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

O Controle dos "NÓS" Linguísticos

Cada elemento responsável pela coesão textual funciona, no interior do texto, como um pequeno nó, que serve para "amarrar" duas ou mais ideias. Existem, porém, diferentes tipos de "nós" textuais.

O primeiro desses tipos envolve o estabelecimento de referências. Na nossa língua, a classe dos pronomes constitui a principal fonte desses "nós" linguísticos, por poder atuar, como vimos, na substituição de substantivos ou expressões que designam algo dito anteriormente, ou que será futuramente dito pelo autor do texto. Por isso, é importante conhecermos bem o uso dos pronomes, para que, com seu auxilio, estabeleçamos corretamente as referências no interior de um texto, ou seja, consigamos "amarrá-las" de forma adequada.

Vamos apresentar, a seguir, os mecanismos coesivos mais frequentes.

COESÃO REFERENCIAL

A chamada coesão referencial manifesta-se através da anáfora e da catáfora.

ANÁFORA

A forma mais simples de coesão é aquela em que o elemento pressuposto está verbalmente explicitado e antecede o item coesivo. Esse tipo de pressuposição, que faz referência a algum item previamente explicitado, é conhecido como anáfora.

- Cláudia gostou do filme?

- Ela disse que sim.

No exemplo, o termo ELA só pode ser recuperado se voltarmos à sentença imediatamente anterior e descobrirmos que sua referência é o termo CLÁUDIA. Dizemos, então, que ELA refere-se anaforicamente a CLÁUDIA e que uma relação de coesão foi estabelecida entre os dois termos para garantir a compreensão do texto.

CATÁFORA

Uma outra possibilidade da ocorrência de referências no interior de um texto é exatamente contrária à exemplificada anteriormente. Em outras palavras, o termo pressuposto aparece depois do item coesivo. Quando uma relação como essa ocorre, dizemos tratar-se de uma catáfora. Observe:

ELAS ESTÃO CHAMANDO. Grandes ondas atingm o Havaí e " convidam" os surfistas mais corajosos a enfrentá-las.

No exemplo apresentado, o termo elas só pode ser recuperado se identificarmos o referente GRANDES ONDAS, que aparece depois dele na estrutura. Essa é uma relação de coesão de natureza catáforica.

Observe que os itens coesivos referenciais não podem ser interpretados semanticamente por si mesmos, sem que se faça a vinculação com os termos a que remetem.

SUBSTITUIÇÃO

Consiste na colocação de um item lexical com valor coesivo no lugar de outro (s) elemento (s) do texto, ou até mesmo de uma oração inteira.

Carlos trouxe dois computadores dos Estados Unidos. Perguntou-me se eu queria compra um.

ELIPSE

Diz-se que ocorre coesão por elipse quando algum elemento do texto é substituido por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com