TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito Linguístico

Por:   •  2/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

Preconceito Linguístico

IMAGEM:

[pic 1]

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-EKHeBxtCQ0s/VU0r3WOhQJI/AAAAAAAAJNc/DzHOs6y_o7o/s1600/digitalizar0023.jpg

A moça se sente atraída pelo rapaz, mas no momento em que ela observa o modo que ele fala, a mesma automaticamente tem uma atitude preconceituosa, apenas porque o modo que ele fala é diferente do jeito dela.

TEXTO JORNALÍSTICO:

Com o crescimento acelerado de Fernando Haddad no nordeste a imprensa paulista escancara todo o seu preconceito e rotula nordestinos. Para o jornal Folha de S. Paulo, o nordestino não sabe pronunciar o nome de Haddad, chamando-o de 'Adraike', 'Radarde' ou 'Alade'. Desrespeitando e mesmo desconhecendo as variantes fonológicas do português brasileiro, o jornal da família Frias mergulha sua linha editorial na obscuridade rasa da ignorância que criminaliza a democracia no Brasil. 

Fonte: https://www.brasil247.com/midia/folha-faz-materia-preconceituosa-sobre-eleitor-nordestino-mais-uma-vez

O jornal Folha, apresenta um preconceito linguístico a partir do momento em que ela quer impor uma língua como a correta a ser seguida, e quem não segui-la está errado.

VÍDEO:

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8MkL4RREBBc

Nestes vários casos mostrado nesse vídeo com varias partes de preconceito linguístico apresentado na Globo, é facilmente visível o modo que as pessoas que acham que falam da maneira certa agem, tomam certas atitudes, e ainda acham que estão certas ou até sendo engraçados, mas no fim, estão apenas sendo ignorantes e egocêntricas com o próximo.

O QUE É PRECONCEITO LINGUISTICO?

preconceito linguístico é, segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, todo juízo de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social. Normalmente, esse prejulgamento dirige-se às variantes mais informais e ligadas às classes sociais menos favorecidas, as quais, via de regra, têm menor acesso à educação formal ou têm acesso a um modelo educacional de qualidade deficitária.

Leia também: O que é Linguística?

Causas do preconceito linguístico

Segundo Bagno, na obra Preconceito Linguístico: o que é, como se faz (1999), o preconceito linguístico deriva da construção de um padrão imposto por uma elite econômica e intelectual que considera como “erro” e, consequentemente, reprovável tudo que se diferencie desse modelo. Além disso, está intimamente ligado a outros preconceitos também muito presentes na sociedade, como:

  • Preconceito socioeconômico

Entre todas as causas, talvez seja a mais comum e a que traga consequências mais graves. Isso se deve ao fato de membros das classes mais pobres, pelo acesso limitado à educação e cultura, geralmente, dominarem apenas as variedades linguísticas mais informais e de menor prestígio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (561.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com