TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Revestimentos

Por:   •  20/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.821 Palavras (24 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

ARQUITETURA E URBANISMO

AMANDA GUIMARÃES

BRUNA ATAÍDE

CAMILLE SOUSA

GABRIEL JOSÉ LIMA

 KATHERINE LIMA

REVESTIMENTOS

Manaus, Abril de 2017.


AMANDA LUIZA MONTEIRO GUIMARÃES

BRUNA ATAÍDE

CAMILLE SOUSA

GABRIEL JOSÉ LIMA

KATHERINE LIMA

M

REVESTIMENTOS

Exercício correspondente à primeira nota de Arquitetura de Interiores da Universidade Federal do Amazonas, para o curso de Arquitetura & Urbanismo, orientado pela Prof. Elizângela Araújo.

Manaus, Abril de 2017.


 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

NORMAS        23

IMAGENS        24

CONCLUSÃO        25

REFERÊNCIAS        26


INTRODUÇÃO

Acabamento de uma obra residencial ou comercial é sempre um item muito importante, pois finalizará o ambiente, e se não for bem feito, deixará marcas na sua aparência. Nos dias de hoje, existem muitos tipos de revestimentos para parede e piso, que mudam totalmente a visão deste ambiente, deixando-o muito mais bonito quando bem utilizado, por isso é de suma importância a escolha adequada para o revestimento de uma parede ou de um piso, como será feito, qual o estilo do mesmo, qual o material escolhido e qual será o processo final deste material. Existem no mercado vários tipos de revestimentos para paredes e pisos, os quais serão citados nesse trabalho.  A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas imagens.

CONCEITOS

Trata-se de um elemento da estrutura edificada, que possui funções próprias e definidas. Ele constitui o sistema de vedação, recobrindo suas camadas. Além de cobrir, esse conjunto protege e serve de alicerce nos acabamentos finais. Ele pode ou não ser esmaltado, de maneira a ser aplicado em pisos e paredes, que variam dependendo de suas características próprias.

Os revestimentos em sistema de vedação asseguram a impermeabilidade, aumentam a durabilidade e resistência, assim como oferecem proteção térmica e/ou acústica, além de deterem a ação do fogo e garantirem a resistência mecânica desse sistema. Em acabamento final eles garantem a higiene e segurança de utilização, definem o padrão da edificação e o valor econômico que será atribuído a ela, também definem as características e a estabilidade de cor, assim como a vasta variedade de design e paginações possíveis à escolha.

Podem ser classificados quanto ao ambiente (interno ou externo, áreas secas ou molhadas, piso e parede), quanto ao mecanismo de fixação (aderidos, fixados por dispositivos – como, por exemplo, pregos e rebites, ou não aderidos) e quanto ao material (argamassa - com pintura, cerâmico, pedra, madeira, metálico ou sintético).

A seguir abordaremos sobre alguns desses revestimentos e suas determinadas características.

REVESTIMENTOS PARA O PISO

          O revestimento de piso é o elemento que tem por finalidade dar o acabamento a estrutura, de maneira a modificar o aspecto visual e dar praticidade. Este torna-se importante pois tem a capacidade de transformar o ambiente e até mesmo marcar a memória afetiva das pessoas que transitarão por eles. Podemos classificar os revestimentos de piso em dois tipos, os externos e internos.

Revestimento de piso interno

É grande a variedade desse tipo de revestimento e a escolha deste deve ser feita mediante a avaliação do estilo de revestimento, o material de que ele é feito e como será o processo final desse material, incluindo a mão de obra especializada. Podemos encontrar no mercado, cerca de 17 tipos de revestimento de piso interno, abordaremos cada um deles.

1. PORCELANATO

É um dos mais conhecidos quando nos referimos a este tipo de revestimento, possui uma variedade de tipos, acabamento, o que permite possibilidades variadas de escolha e o modelo especifico pra cada tipo de ambiente.

1.1        Porcelanato polido

O modelo mais conhecido da linha, uma ótima opção para quem procura por brilho e resistência. Ele possui baixa absorção de água e facilidade de limpar.

1.2        Porcelanato acetinado

É uma opção com menos brilho, pois ele dispõe de acabamento fosco e é mais resistente a arranhões do que o modelo anterior. É bastante indicado para áreas molhadas como banheiro.

1.3        Porcelanato esmaltado

Este modelo é o que mais se aproxima do piso de cerâmica por receber uma camada de esmalte como acabamento. Este modelo tem variedade de texturas, cores e acabamentos.

1.4        Porcelanato amadeirado

Muito utilizado quando a intenção é remeter ao piso de madeira. Além de ser mais barato que utilizar madeira nobre, sua limpeza e manutenção são facilmente solucionados.

2.        CERÂMICA;

A opção mais conhecida, com grande variedade de acabamentos, com o custo mais em conta, é uma das mais encontradas nas edificações. De fácil manutenção e limpeza, demanda certa atenção na escolha devido a resistência a abrasão que cada modelo possui.

3.        LADRILHO HIDRÁULICO;

Bastante conhecido por suas cores, acabamentos em estilo retrô e resistência. Costuma ser indicado quando a finalidade é alternar com estampas diferenciadas e tonalidades que vão do tradicional ao contemporâneo.

4.        PASTILHAS;

Um clássico dentre os revestimentos, conhecido por sua textura, inúmeros acabamentos e aplicação. Apesar de muito utilizado em piscinas, o efeito deste em ambientes internos é surpreendente. Suas pequenas peças valorizam os espaços menores.

5.        PISO DE MADEIRA;

O material nobre, usado desde os primórdios em grandes castelos e que já ostentaram o símbolo de riqueza de quem os possuía. É um dos mais belos, de alto custo e de modelos variados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (441.8 Kb)   docx (188.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com