TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Revestimentos

Por:   •  20/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.765 Palavras (24 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

NORMAS        23

IMAGENS        24

CONCLUSÃO        25

REFERÊNCIAS        26


INTRODUÇÃO

Acabamento de uma obra residencial ou comercial é sempre um item muito importante, pois finalizará o ambiente, e se não for bem feito, deixará marcas na sua aparência. Nos dias de hoje, existem muitos tipos de revestimentos para parede e piso, que mudam totalmente a visão deste ambiente, deixando-o muito mais bonito quando bem utilizado, por isso é de suma importância a escolha adequada para o revestimento de uma parede ou de um piso, como será feito, qual o estilo do mesmo, qual o material escolhido e qual será o processo final deste material. Existem no mercado vários tipos de revestimentos para paredes e pisos, os quais serão citados nesse trabalho.  A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas imagens.

CONCEITOS

Trata-se de um elemento da estrutura edificada, que possui funções próprias e definidas. Ele constitui o sistema de vedação, recobrindo suas camadas. Além de cobrir, esse conjunto protege e serve de alicerce nos acabamentos finais. Ele pode ou não ser esmaltado, de maneira a ser aplicado em pisos e paredes, que variam dependendo de suas características próprias.

Os revestimentos em sistema de vedação asseguram a impermeabilidade, aumentam a durabilidade e resistência, assim como oferecem proteção térmica e/ou acústica, além de deterem a ação do fogo e garantirem a resistência mecânica desse sistema. Em acabamento final eles garantem a higiene e segurança de utilização, definem o padrão da edificação e o valor econômico que será atribuído a ela, também definem as características e a estabilidade de cor, assim como a vasta variedade de design e paginações possíveis à escolha.

Podem ser classificados quanto ao ambiente (interno ou externo, áreas secas ou molhadas, piso e parede), quanto ao mecanismo de fixação (aderidos, fixados por dispositivos – como, por exemplo, pregos e rebites, ou não aderidos) e quanto ao material (argamassa - com pintura, cerâmico, pedra, madeira, metálico ou sintético).

A seguir abordaremos sobre alguns desses revestimentos e suas determinadas características.

REVESTIMENTOS PARA O PISO

          O revestimento de piso é o elemento que tem por finalidade dar o acabamento a estrutura, de maneira a modificar o aspecto visual e dar praticidade. Este torna-se importante pois tem a capacidade de transformar o ambiente e até mesmo marcar a memória afetiva das pessoas que transitarão por eles. Podemos classificar os revestimentos de piso em dois tipos, os externos e internos.

Revestimento de piso interno

É grande a variedade desse tipo de revestimento e a escolha deste deve ser feita mediante a avaliação do estilo de revestimento, o material de que ele é feito e como será o processo final desse material, incluindo a mão de obra especializada. Podemos encontrar no mercado, cerca de 17 tipos de revestimento de piso interno, abordaremos cada um deles.

1. PORCELANATO

É um dos mais conhecidos quando nos referimos a este tipo de revestimento, possui uma variedade de tipos, acabamento, o que permite possibilidades variadas de escolha e o modelo especifico pra cada tipo de ambiente.

1.1        Porcelanato polido

O modelo mais conhecido da linha, uma ótima opção para quem procura por brilho e resistência. Ele possui baixa absorção de água e facilidade de limpar.

1.2        Porcelanato acetinado

É uma opção com menos brilho, pois ele dispõe de acabamento fosco e é mais resistente a arranhões do que o modelo anterior. É bastante indicado para áreas molhadas como banheiro.

1.3        Porcelanato esmaltado

Este modelo é o que mais se aproxima do piso de cerâmica por receber uma camada de esmalte como acabamento. Este modelo tem variedade de texturas, cores e acabamentos.

1.4        Porcelanato amadeirado

Muito utilizado quando a intenção é remeter ao piso de madeira. Além de ser mais barato que utilizar madeira nobre, sua limpeza e manutenção são facilmente solucionados.

2.        CERÂMICA;

A opção mais conhecida, com grande variedade de acabamentos, com o custo mais em conta, é uma das mais encontradas nas edificações. De fácil manutenção e limpeza, demanda certa atenção na escolha devido a resistência a abrasão que cada modelo possui.

3.        LADRILHO HIDRÁULICO;

Bastante conhecido por suas cores, acabamentos em estilo retrô e resistência. Costuma ser indicado quando a finalidade é alternar com estampas diferenciadas e tonalidades que vão do tradicional ao contemporâneo.

4.        PASTILHAS;

Um clássico dentre os revestimentos, conhecido por sua textura, inúmeros acabamentos e aplicação. Apesar de muito utilizado em piscinas, o efeito deste em ambientes internos é surpreendente. Suas pequenas peças valorizam os espaços menores.

5.        PISO DE MADEIRA;

O material nobre, usado desde os primórdios em grandes castelos e que já ostentaram o símbolo de riqueza de quem os possuía. É um dos mais belos, de alto custo e de modelos variados.

5.1        Assoalho

O mais procurado quando o desejo é um piso de madeira com tábuas corridas. É feito com madeiras legalizadas, que são instaladas uma ao lado da outra, diretamente no contrapiso ou sob uma estrutura de madeira, chamada de barrote. É conhecido também por produzir rangidos ao andar.

5.2        Taco

Com o aspecto mais envelhecido, aplicado diretamente ao contrapiso, este quando bem cuidado valoriza o ambiente. Apenas com a manutenção especializada, como uma camada de verniz, traz o ar nobre da madeira para o interior.

5.3        Parquet

Comumente confundido com o anterior, este possui o desenho formado de maneira linear. As peças são instaladas formando um desenho maior, semelhante a um quadrado que se replica lado a lado. Sua aplicação é também direta ao chão.

5.4        Bambu

Uma opção atual, mais resistente do que as madeiras que costumam ser utilizadas nestes pisos. Podem ser encontrados com brilho ou fosco, com diferentes cores, podendo ser tingidos artificialmente.

5.5        Cortiça

Procurado quando a ideia é um projeto sustentável, é constituído de madeira de origem natural que foi reciclada. É um ótimo isolante térmico e acústico, trazendo a sensação de aconchego, resistente a bactérias e fungos e de grande durabilidade. Por ser maciço, é necessário cuidado com móveis muito pesados e animais que podem danifica-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (435.2 Kb)   docx (190.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com