TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA PRISIONAL E REINCIDÊNCIA – ESTUDO DIRIGIDO

Por:   •  25/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 7

UNIPAM - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA JURÍDICA

TURMA: 8° PERÍODO

PROFESSOR RESPONSÁVEL: GLEDSON RÉGIS LOBATO

SISTEMA PRISIONAL E REINCIDÊNCIA – ESTUDO DIRIGIDO

DANIEL SILVA QUEIROZ

ISADORA NUNES PIRES

MARINA GOMES DO CRATO

PATOS DE MINAS - MG

2020

ESTUDO DIRIGIDO

1) Explique o que é “prisionalização e qual a relação estabelecida pelo autor entre “prisionalização” e reincidência. Qual o papel da identidade nesse processo.

        No artigo, a “prisionalização” é entendia pela autora como algo que irá transformar a identidade e a vida dos indivíduos, pelo fato das experiências vivenciadas naquele local serem repletos de agressões tanto físicas e psicológicas quanto em relação a submissões.

Ainda segundo a autora do artigo a “prisionalização” na maior parte das vezes vai ocorrer de forma inconsciente, pelo fato dos indivíduos muitas vezes não perceberam que esse processo está acontecendo, pois, todas as tradições, todas as atitudes vivenciadas naquele local vão acabar sendo intituladas como “normal” se tornando “natural” para quem está naquele ambiente. Além disso, na instituição grande parte dos indivíduos possuem uma postura passiva pelo fato de serem oprimidos pelas autoridades que representam o local. É fato dizer que o indivíduo não sofrerá apenas dentro do local, mas também fora, onde ele encontrará dificuldade para adaptar e se inserir no mundo “liberto”.

 

 2) Como o conceito de prisionalização aparece no documentário “O prisioneiro da grade de ferro”?

        Esse conceito é representado de várias maneiras no documentário, principalmente em relação a mudança de identidade e pela falta de autonomia, características essa que foram abordados no artigo. Além disso, transformações comportamentais, casos de reincidência, os estigmas e a aquisição de um comportamento disfuncional que irá atrapalhar o retorno desse indivíduo a sociedade foram bem pontuados e bem visíveis, pontuados pelos preconceitos que são vivenciados por ele em sua inserção no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

        A autora cita no artigo de forma precisa a realizada vivenciada pelos indivíduos nas instituições totais e até mesmo como o indivíduo pode mudar sua forma de comer, falar, agir, sua forma de lidar com as situações, tudo isso apresentado no documentário.

3) Como o presídio pode ser definido como uma instituição total (Goffman, 1987)?

        O presídio é definido como uma instituição total segundo o autor, quando é observado algumas características que ligam esses dois pontos, sendo eles: as proibições, as portas fechadas, a dificuldade do indivíduo de viver no social e o cerceamento. Essas instituições irão ocupar a maior parte do tempo desses indivíduos, pois segundo os autores essas pessoas não serão um perigo para a sociedade se estiverem isoladas. Além disso, outras características são: possuir horário para a realização de todos os procedimentos do local, como por exemplo, horário para dormi, para acordar, para visitas, para refeição dentre outros.

4) Cite passagens específicas do documentário “O prisioneiro da grade de ferro” que exemplifiquem como o presídio funciona como instituição total.

        No documentário, algumas características apontadas pelos autores do artigo são vistas de forma evidente. O prisioneiro da grade de ferro mostra que cada um tem uma forma de passar o tempo, alguns deles gostam de passar o tempo praticando esportes, outros, tentam ainda exercer a profissão que tinha antes do aprisionamento, como desenhar.

É importante ressaltar que esses horários de lazer também existem regras e que acontecem no horário que é determinado pelas autoridades do local, no documentário também é confirmado que cada um precisa ter um tem um número de registro e isso ajuda com que sejam identificados de forma mais eficaz e organizada, existe um quadro que é exposto esses números para que fique registrado.

Todas as atividades são realizadas dentro da instituição, como por exemplo aquelas atividades que envolve algum tipo de arte, não existe nada do dia a dia desses indivíduos que seja feito fora da instituição.

O que mais fica pontuado quando relacionada a instituição total e o presídio é a forma como tudo deve possuir regras e horários e isso é repassado para os novatos, como foi exposto por um dos entrevistados, a importância de se seguir aquilo que é exposto no local, principalmente o que deve ou não ser feito.

Além disso, todos os profissionais que trabalham naquele local devem seguir alguns protocolos, principalmente no que vão falar para os indivíduos. Mas, mesmo com todas as regras existem um número acentuado de violências que são cometidos e realizados entre os detentos desde ficarem gravemente ferido, até ao óbito. Um dos momentos mais felizes demonstrado pelo documentário é os dias das visitas, que também possuem regras rígidas que devem ser seguidas.

5) A partir da leitura do texto e do documentário, como Psicólogo e com base na apostila “Diretrizes para atuação e formação dos psicólogos do sistema prisional brasileiro”, quais intervenções realizaria? Lembre-se de observar as características para elaboração de um trabalho acadêmico.

As intervenções pensadas para serem realizadas de foram gerais, seriam aquelas que refletiram do porque eles estão ali, tópico esse que foi ressalta pela autora que as autoridades não estão interessadas em saber, do porquê cometeu o crime, elaborar planos de intervenção eu englobe inicialmente esses aspectos importantes.

Trabalhar intervenções que vai de encontro a identidade desse indivíduo naquele local, pois, como citada pela autora existe uma “mortificação do eu” e principalmente trabalhar juntamente com esse indivíduo sua reinserção na sociedade, pontuados todos os desafios e trabalhando seus sentimentos, comportamentos em relação a isso, pois sabe-se eu para o Estado ou para a sociedade essa são questões pouco importantes, tanto pelo preconceito, quanto pelos julgamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (261.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com