TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO – Introdução à Anatomia e Sistema Esquelético

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

JOSÉ DANIEL DE FRANÇA DA SILVA RA 02530006898

ESTUDO DIRIGIDO – Introdução à Anatomia e Sistema Esquelético

Campo Grande

2016

[pic 3][pic 4]

JOSÉ DANIEL DE FRANÇA DA SILVA RA 02530006898

ESTUDO DIRIGIDO – Introdução à Anatomia e Sistema Esquelético

Trabalho apresentado a FACSUL Faculdade de Mato Grosso do Sul para a disciplina de Anatomia, como requisito parcial para aprovação.

Campo Grande

2016

ESTUDO DIRIGIDO

  1. Cite 4 funções do sistema esquelético.

Sustentação, Proteger órgãos vitais, base para movimento e armazenamento de sais.

  1. Como se divide o esqueleto? O que encontramos em cada parte?

Esqueleto axial, formada pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica e esqueleto apendicular, que compreende a cintura escapular, cintura pélvica, ossos ilíacos e esqueleto dos membro.

  1. Defina osso pneumático. Dê um exemplo.

Ossos ocos, com cavidades cheias de ar revestida de mucosa. Ex.: Esfenoide.

  1. Defina osso plano. Dê um exemplo.

Ossos finos formados por lâminas paralelas de tecido ósseo compacto com camada de osso esponjoso entre ela. Ex.: Ossos do crânio

  1. Defina osso curto. Dê um exemplo.

São ossos com tamanho semelhante a um cubo com  largura e comprimento bem próximos, formado principalmente por ossos esponjosos e superfície com uma camada de tecido ósseo compacto. Ex.: Ossos do carpo, ossos do tarso, etc.

  1. Defina osso longo. Dê um exemplo.

São ossos que possuem duas extremidades e um corpo levemente encurvado, sendo sua maior parte constituída de ossos esponjosos revestido com tecido de ósseo compacto. Ex.: Fêmur.

  1. O que são ossos sesamóides?

Ossos com o formato semelhante a semente de sésamo, inseridos em certos tendões que possibilitam maior apoio e redução de pressão sobre os tecidos.

  1. Como é composta a massa óssea?

Composta por matéria inorgânica; com cristais  formados a partir  do cálcio e do fosfato que formam estrutura de hidroxiapatita, há também magnésio, potássio, sódio e citrato em quantidades menores. E também matéria orgânica composta por fibras e colágenos e por pequena quantidade de proteoglicanos e glicoproteínas.

  1. Conceitue periósteo e quais suas funções?

Revestimento externo dos ossos formada por tecido conjuntivo fibroso, exceto nos lugares de cartilagem articular, possui duas camadas uma superficial e outra mais profunda em contato direto com o osso, formado por células osteoprogenitoras que se multiplicam por mitose, tendo como função envolver, nutrir e depositar tecido ósseo contribuindo na reparação de fraturas.

  1. Defina as características do osso. Explique

Estrutura formada por um tecido conjuntivo muito rígido calcificado, apresentando ainda fibras de colágeno e proteoglicanas. São órgãos esbranquiçados e duros que se unem aos demais por articulações para formar o esqueleto do corpo.

  1. Descreva a posição anatômica.

È uma posição referencial que possibilita relacionar de forma precisa e padronizada todas as estruturas anatômicas.

  1. Como se divide o corpo humano?

O corpo humano é divido por cabeça, tronco e membros.

  1. Defina plano sagital mediano e paramediano.

Plano imaginário que divide o corpo verticalmente passando na sutura sagital do crânio, formando duas partes paralelas, direita e esquerda. Chamamos de sagital mediano quando essa divisão passa sobre linha sagital mediana, mas quando ocorre lateralmente a linha chamamos paramediano.

  1.  Explique plano de secção Horizontal.

O plano que divide o corpo transversalmente, passando através do corpo em ângulo reto com os planos coronal e mediano, com o qual podemos dizer se uma estrutura é superior ou inferior

  1.  Explique o plano de secção Coronal.

Plano imaginário que divide o corpo lateralmente e uma orelha a outra, passando exatamente na sutura coronal do crânio determinando uma estrutura anterior e posterior.

  1. Explique os termos proximal e distal

O termo proximal refere-se à parte do corpo que esta mais próxima da raiz do membro, enquanto distal é o que está mais distante do ponto de inserção.

  1. Diferencie os termos superficial e profundo.

O termo superficial indica que a estrutura anatômica está mais próxima da superfície corporal, no entanto o termo profundo indica que a estrutura anatômica é mais interna.

  1. Defina os termos de direção medial e lateral.

Termo medial utilizado quanto à estrutura anatômica está voltada mais próxima da linha sagital mediana, consequentemente o termo lateral utiliza-se quando a estrutura anatômica esta mais afastada da linha sagital mediana. Direção direita e esquerda, ou dentro e fora.

  1. Defina os termos anterior e posterior.

Termos utilizado para determinar uma posição considerando uma referência, sendo anterior considerado a direção frente a referência e posterior usado para direção traseira a referência. Direção pra frente e para trás.

  1. Defina os termos de movimento: flexão, extensão, abdução, adução, circundução, rotação.

Flexão: movimento que proporciona a curvatura ou diminuição do ângulo entre dois segmentos corporais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com