TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Maré

Por:   •  14/10/2022  •  Seminário  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

SERRA, Rafael. “Arquitectura y Climas: O clima da luz e do sol. Cap 4

Radiação eletromagnética: contextualização para a importância da luz. Exemplo da iluminação natural, o sol, e artificial.

Iluminação x luminância: visibilidade

As cores e a difusão da luz: Luz direta e luz difusa

A cor na iluminação natural e artificial

Tipo de luz e hora do ciclo dia-noite nas reações humanas: visibilidade, estado de saude, consequência direta da luz e do sol no bem estar térmico.

A importância da radiação solar no conforto térmico

Estudo do funcionamento térmico deve-se começar pela radiação: o estado energético de um ambiente depende da radiação que penetra diretamente ou indiretamente pelas aberturas em forma de calor.

Soluções arquitetônicas no verão e inverno, dia e noite.

O clima da luz e do sol na arquitetura influencia diretamente na sensação térmica. Para isso, são necessárias soluções que possam redesenhar a arquitetura.

Neste capítulo, o autor começa explicando a relação da luz com o calor.quanto maior a temperatura de um corpo, mais radiação ele emite, assim se dá a relação do sol com a terra e os seus habitantes e a sensibilidade que possuímos em relação a luz solar. deste modo, todo tipo de energia acaba se transformando em energia térmica, o que de certa maneira nos leva a entender que luz também e calor, tanto na natureza quanto na arquitetura. iluminar um espaço também significa aquecê-lo.

No aspecto luminoso, a luz solar é o meio que apresenta maior rendimento. ou seja, iluminar naturalmente um espaço gera menos calor resultante do que ilumina-lo artificialmente. partindo deste ponto, o autor vê de maneira crítica a evolução dos meios artificiais de iluminação, o que levou a banalizar a iluminação natural e supervalorizar os meios artificiais, criando espaços apenas habitáveis, de dia e de noite com este tipo sintético.

A visibilidade é um assunto central deste capítulo quando os conceitos de iluminação (quantidade de luz) e luminância (luz refletida até o olho humano) são apresentados. o deslumbramento (ver o que se quer com mínimo esforço) e explicado na ação que as persianas mediterrâneas causam em suas aberturas em edificações brancas, onde a luz refletida pelas superfícies brancas ilumina interiormente as construções filtrada por persianas escuras, com o intuito de diminuir a quantidade de calor no interior e iluminar o que precisa ser iluminado, direcionando-se a luz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com