TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ressaca Do Mar Em Fortaleza

Trabalho Universitário: Ressaca Do Mar Em Fortaleza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  596 Visualizações

RESSACA DO MAR EM FORTALEZA-NECESSIDADES ILIMITADAS E DESEJOS

1) Qual o problema de fortaleza que foi comentado na aula 11/03/2013?

Como acompanhamos nos noticiários Fortaleza sofreu com o problema de ressaca do mar, que iniciou dia 11/03/2013 (segunda-feira). Isso aconteceu devido à entrada das ondas swell-ondas de maior energia- que coincidiram com as fases de lua cheia e lua nova, promovendo a elevação do nível do mar e projeção da massa de água do mar da costa.

Segundo o diretor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luiz Parente Maia, as ondas swell duram em torno e 20 segundos, com 600 metros de comprimento e dois de altura. “Carrega uma massa enorme de água, em uma velocidade muito grande”, diz. Com isso grande parte do calçadão cedeu, coqueiros caíram, bancos e equipamentos de lazer foram destruídos. Além disso, o fenômeno deixou quiosques comprometidos, problemas nas instalações elétricas ponte interditada e o trânsito lento, pois a maré encheu as ruas da Avenida Beira Mar de areia fazendo com que veículos atolassem.

2) Porque o mesmo está relacionado às necessidades ilimitadas e/ou desejos?

Por um motivo bem simples. As pessoas queriam uma área maior de lazer, com um calçadão enorme e prédios perto da praia com vista para o mar. Mas para satisfazer esse desejo foi necessário ‘empurrar o mar’ e construir ali o calçadão e os prédios. Contudo foi esquecido que não se pode brincar com a natureza, pois as grandes ondas cobriram a orla e desencadeou essa série de prejuízos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com