TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Urbanismo Ocupação do Solo

Por:   •  9/6/2019  •  Resenha  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento Urbano

Esamc-1º sem. Arquitetura e Urbanismo

Diogo Caporrino Neto

Descrever o Ambiente em que vive

Eu moro na distante província de Tatuí, que fica na região de Sorocaba com uma população atual de 102.000 habitantes, conhecida como Capital da música devido ao Conservatório famoso mundialmente.

O bairro que eu resido desde 1996 é o ultimo antes do perímetro urbano, chama-se jardim Lírio, e consiste em quatro ruas e suas travessas.

Quando mudei para esse bairro a situação era bem diferente da encontrada hoje, as ruas ainda não eram asfaltadas, e na estrada que liga ao bairro não tinha iluminação. E claro o bairro era famoso pelo traficante dali e um clube de diversão masculina adulta (Puteiro),questões já não existentes mais.

O transporte público era precário (não que tenha melhorado muito),os ônibus que vinham até o bairro eram de duas em duas horas.Começando as 7h e acabanado as 21h,ou seja, se você perder o das 21h você realmente se deu mal,porque na época carro nem todo mundo tinha, taxi custava um rim, e fica aproximadamente 01 hora de caminhada.

Essa situação só foi melhorando em meados de 2000 quando começou a existir os moto taxi,que não eram nada confiáveis, eram bem caros mas não custavam um rim (apenas órgãos menores). Com eles você já podia chegar em casa depois das 21h.O que era muito bom, pelo menos você já pode trabalhar ate mais tarde e tentar se divertir em fim de semana.Logo após isso devido ao numero de passageiros perdidos pelos ônibus esse começaram a passar em mais horários, incluindo noturnos e de madrugada para as pessoas poderem trabalhar.

Em 2010 um dos lados da estrada que liga o bairro a cidade foi aberto um loteamento para um condomínio fechado, o Reserva dos Ipês. Isso trouxe uma melhoria para o bairro e uma certa valorização aos imóveis do local.Porem ate esse estar pronto gerou uma série de transtornos para todos do bairro.

A estrada teve que ser aterrada para subir o nível do solo, e é claro como foi feita por profissionais altamente especializados esse aterramento esta sempre passando por reformas pois ele sempre cede e cria ‘crateras’ consideráveis no asfalto.O próprio muro do Condomínio veio abaixo depois de um chuva forte.

E é claro a questão da drenagem também foi realizada pelos companheiros de classe dos profissionais citados acima. A escoação da água da chuva que era drenada pela terra não foi projetada e agora ala basicamente invade a estrada deixando a ponte inundada a cada chuva. Que por sua vez começa a ter problemas estruturais devido a água excessiva.

Embora esses problemas recorrentes com transporte público o Jardim Lírio é um bairro bom para se morar. Conta com duas mercearias (que costumam ser muito caras),uma lanchonete que tem uns lanches bem grandes (eu disse BEM grandes).

Também tem uma escola de ensino fundamenta e uma creche, das quais minhas duas filhas estudam e sempre foram bem administradas por profissionais muito responsáveis.

Ficamos há poucos minutos da Guarda Civil Municipal o que garante um certo conforto em relação há uma resposta rápida em caso de emergências. Hoje o bairro tem um segurança particular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com