TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESTUDOS SOCIOCULTURAIS

Por:   •  19/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1:

Acesse o endereço:  https://www.youtube.com/watch?v=lc-rHthAbEc e assista ao documentário:  “O Invasor Americano: Roubando países, sem guerras - Documentário Michael Moore ”.

Após assistir ao filme e embasado no conteúdo dos Tópicos 1 e 2 de nossa Unidade de Aprendizagem organize as seguintes questões:

  1. Escolha cinco questões “capturadas” dos países que Michael Moore “invadiu” para levar aos EUA.

O primeiro item capturado dos países onde Michel moore “invadiu” que posso estar enumerando aqui é o método trabalhista da Itália, onde os trabalhadores têm direitos a férias remuneradas e ao 13º salário, sendo uma característica forte, o país defende o bem-estar do funcionário, valorizando sempre a sua saúde.

A segunda característica que me chamou a atenção fica na França, levando em consideração a boa alimentação dos franceses e uma boa educação. Todas as escolas francesas servem um excelente almoço para as crianças e os adolescentes, tornando a hora do almoço em uma aula, ensinando o valor de uma alimentação saudável. Outra característica francesa marcante são os impostos, sendo estes aplicados de forma tão correta que comparados aos EUA o cidadão francês paga menos impostos e recebe todos os serviços básicos e muitos outros, sendo que os EUA paga o mesmo valor de impostos para ter apenas seus serviços básicos.

Os franceses também se preocupam muito com orientação sexual de seus jovens, ensinando nas escolas como se prevenir de gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis.

O terceiro país é a Finlândia, sendo um país onde a educação é algo extremamente importante e que trabalha com um método bem interessante, sendo este: nenhum estudante ter “dever de casa”, e a explicação é simples, crianças e adolescente merecem ter um tempo deles, devem brincar, praticar esportes, música, artes, aprender a serem felizes e realmente serem o que quiserem. Na Finlândia não existe uma “melhor escola”, pois todas as escolas do país são iguais, sendo crime abrir uma escola no país e cobrar por ela.

O quarto país a ser destacado é a Eslovênia, onde não existe estudante universitário que possui dívida, ou seja, todas as universidades do país são gratuitas.

O quinto e último país a ser destacado aqui é a Alemanha, caracterizando seus métodos de trabalho. Os alemães trabalham 36 horas semanais e recebem por 40 horas, tendo uma carga horária pequena por dia eles podem aproveitar melhor seus dias para praticar qualquer outra atividade. O país disponibiliza um sistema de saúde bem interessante, podendo fornecer até 3 semanas para o funcionário que se sentir estressado e assim poder usufruir de um tratamento em um spa gratuitamente.

  1. Descreva-as e estabeleça comparação entre os cinco países visitados e a realidade americana. (Mínimo 15 e máximo 20 linhas). Pontos: 0,00 a 5,00 pontos

O primeiro item que destaquei na questão anterior são as condições de trabalho italiana, sendo que os italianos recebem férias remuneradas e o 13º salário, algo que, segundo o Michael moore são apenas alguns dias de férias e não são remunerados e não existe um 13º salário.

Os franceses com certeza são pessoas que dão um bom exemplo de como se alimentar bem e ter uma vida saudável, algo que na américa, não vemos com tanta frequência. Assim mostrado no documentário, americanos se alimentam muito de comidas industrializadas e ricas em gorduras. Outro aspecto seria a quantia de impostos pagos ao governo, sendo que os franceses pagam um pouco mais que os americanos, mas a França possui muito mais benefícios, comparados ao EUA, que para ter uma boa escola, creche ou algo mais tem que pagar a mais.

A educação da Finlândia também é algo interessante, sendo que as crianças passam apenas de 3 a 4 horas na escola, e não tem “dever de casa”, algo que na américa é diferente, pois as escolas são em período integral sendo que todos têm atividades extracurriculares.

Um país que tem uma característica muito interessante e que talvez chame a atenção de vários outros países é a Eslovênia, onde as universidades são gratuitas, característica esta que americanos desconhecem. Com a Alemanha encerro a questão, destacando sua carga horaria de trabalho, sendo que esse país também é um local que prioriza a saúde do funcionário, mostrando que os alemães trabalham por 36 horas semanais e tem direitos, se sentir necessidade, de 3 semanas de atestado para tratar de estresse em um spa gratuitamente, algo que não apenas na américa, mas em vários outros lugares é algo irrelevante.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com