TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Deinosuchus (crocodilo do terror)

Por:   •  7/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Os Deinosuchus (crocodilo do terror) répteis semiaquáticos com certeza fizeram jus ao nome. Esses animais gigantescos viveram na região onde hoje é a América do Norte, entre 80 a 73 milhões de anos atrás, durante o Cretáceo Superior. Seu tamanho é alvo de controvérsias: já foi estimado que os animais deste gênero podiam ultrapassar 15 metros de comprimento, mas a maioria dos pesquisadores imaginam que o tamanho real estaria entre 9 a 12 metros de comprimento.

De qualquer forma, ainda é um dos maiores gêneros de crocodilianos que já existiram, tendo entre suas presas algumas espécies de grandes dinossauros. Alguns hadrossauros e fósseis de ornitópodes mostram as marcas de mordidas deixadas por um Deinosuchus, sugerindo que este enorme crocodiliano caçava de maneira semelhante aos crocodilos de hoje.

Para o pesquisador Adam Cossette, professor assistente do Instituto de Tecnologia de Nova York de Medicina Osteopática da Universidade Estadual do Arkansas, o Deinosuchus era "um predador bizarro e monstruoso que deve ter aterrorizado os dinossauros que vinham até a beira da água para beber."

Suas cabeças largas e alongadas terminavam em um focinho bulboso, uma característica única neste grupo de répteis. No final do focinho, existem duas grandes aberturas, também exclusivas do Deinosuchus, segundo o estudo.

Ainda não se sabe a função das peculiaridades no focinho do animal, mas os pesquisadores acreditam que possam estar ligadas à termorregulação, ajudando-os a abaixar a temperatura de seus corpos.

Apesar de seu grande tamanho, a aparência geral do Deinosuchus não era consideravelmente diferente da dos crocodilianos modernos.

O Deinosuchus morreu antes do evento de extinção do Cretáceo-Paleógeno.

F.1- O crânio é um réplica feita pela empresa Crawley Creatures, com base em um crânio original.

F.2 - Comparação de tamanho entre o crânio de um Deinosuchus e um jacaré-americano, expostos no Black Hills Institute of Geological Research, em Hill City (Dakota do Sul, USA).

Referências

Adam P. Cossette; Christopher A. Brochu (2020). A systematic review of the giant alligatoroidDeinosuchus from the Campanian of North America and its

Que não têm cara, têm braços.

Que não têm nome, têm número.

Que não aparecem na história universal, aparecem nas páginas policiais da imprensa local.

Os ninguéns, que custam menos do que a bala que os mata."

Eduardo Galeano

Foto. ©️ Antônio Gauderio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (254.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com