TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV DESIGN DE INTERIORES

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 8

 

        

 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

ESTUDO DE CASO SOBRE COMPOSIÇÃO DE OBRA DE ARTE:

UMA TARDE DE DOMINGO NA ILHA DE GRANDE JATTE

São Paulo, 2021

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES

        

Nº.

NOME

RA

01

Anahí Souto Vieira

2139997

02

Camilo Andrés Pava Espitia

2107581

03

Gabriel dos Santos Soares

2154772

04

Simone Bezerra Santana

2111254

05

Thainá Reis Almeida dos Santos

2157557

06

Vanessa Aparecida Silvério

2100738

ESTUDO DE CASO SOBRE COMPOSIÇÃO DE OBRA DE ARTE:

UMA TARDE DE DOMINGO NA ILHA DE GRANDE JATTE

        

Trabalho desenvolvido em cumprimento ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) III do 2º semestre do curso de Design de Interiores da Universidade Paulista (UNIP).

Orientadora: Profa. Me. Patrícia Scarabelli

        

        São Paulo, 2021

RESUMO

O trabalho tem como objetivo estudar e apresentar uma análise sobre a obra de Arte: “Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte”, de Georges Pierre Seurat (1884), é uma das principais obras do movimento Pontilhismo. A intenção do estudo é se aprofundar nas informações da obra e detectar seus conceitos e visões, dando importância a sua personalidade singular, tais como seus elementos gráficos, suas cores e seu cenário histórico. Falaremos sobre o início da arte escolhida, seu criador e a ideia transmitida pela obra. Será utilizado o método qualitativo na pesquisa, mediante estudo de caso da obra de arte e correlacionando a teoria e a prática com o estudo das disciplinas História da Arte, Percepção Visual: Teoria e Psicologia das cores e Informática Aplicada.

Palavras-chave: História da Arte, percepção visual, informática aplicada, obra.


ABSTRACT

This paper aims to study and present an analysis of the work of art: "A Sunday Afternoon on the Island of Grande Jatte", by Georges Pierre Seurat (1884), is one of the main works of the Pointillism movement. The intention of the study is to delve into the information in the work and detect its concepts and visions, giving importance to its unique personality, such as its graphic elements, its colors, and its historical setting. We will talk about the beginning of the chosen art, its creator, and the idea conveyed by the work. The qualitative method will be used in the research, through a case study of the work of art and correlating theory and practice with the study of the disciplines Art History, Visual Perception: Theory and Psychology of Colors and Applied Informatics.

Keywords: Art History, visual perception, applied computer science, work.

        

SUMÁRIO

                

1.        INTRODUÇÂO        6

2.        DESIGN DE INTERIORES        8

2.1.        Representação        9

2.2.        Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte        9

3.        MATERIAIS USADOS        12

3.1.        Estudo das cores        12

4.        INFORMÁTICA APLICADA        15

4.1.        Gráficos e Marcações        16

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18

        

                

        

        

  1.  INTRODUÇÂO

O Projeto Multidisciplinar (PIM) 4, como os demais, tem como proposta fazer com que o aluno correlacione a teoria estudada no bimestre com a parte pratica das funções de um Design de Interiores. Neste PIM vamos desenvolver um projeto de design de interiores (DI) para um apartamento de aproximadamente 70m2 aonde está sendo desenvolvido um projeto para a cozinha.

As disciplinas estudadas no bimestre são: Design de Interiores (Representação) e Materiais de Acabamento e Construção. Na primeira disciplina estudamos os tipos de representações gráficas e as fases de um projeto de interiores; qual a relação de um projeto em relação ao desenho técnico; como se divide o ambiente de uma residência; quais são os matérias de acabamento e composição de um projeto; e por fim quais são as etapas no desenvolvimento de um projeto (MORELLI, 2018). Na segunda disciplina nós estudamos os materiais usados como revestimento, reconhecendo suas propriedades e características para especificação adequada; aprendemos avaliar as condições e características dos locais para a correta indicação dos acabamentos; determinar critérios para escolha e indicação dos materiais de acabamento; foi nos apresentado normas e métodos de fabricação e aplicação de materiais para acabamento (MARTINS, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (973 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com