TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POT - PLANO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL

Por:   •  6/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

POT - PLANO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL

SUBSISTEMAS DE MOBILIDADE

O objetivo é proporcionar aos cidadãos uma mobilidade acessível e principalmente segura. Através do Plano de Mobilidade Segura de Medellín eles visam melhorar os índices de mortalidade no trânsito que são muito altos além disso geram um custo muito alto com saúde. Para atingir esse objetivo buscam efetivar modelos de transporte não motorizados, como a bicicleta e o caminhar, e transportes coletivos mais seguros.

A partir de uma rede de transportes já consolidada que tem o metrô como transporte principal de massa e linhas de BRT e teleférico como auxiliares de média capacidade, Medellín busca agora fazer a conexão desses eixos viários com meios não motorizados, principalmente as bicicletas. Exemplo dessas conexões são os estacionamentos e elevadores exclusivos, que facilitaram o acesso e a ligação desses transportes.

SISTEMA DE OCUPAÇÃO

SUBSITEMA DE CENTRALIDADES

“As centralidades são lugares do território com uma forte capacidade de atração de pessoas, aonde se produzem elevados intercâmbios de bens e serviços que atuam como espaços multifuncionais de diferentes escalas.”

Estas regiões são essenciais e possuem a capacidade de gerar tenção na geração de fluxos de pessoas, de bens e serviços. As centralidades são classificadas da seguinte forma: carácter, que indica a atividade predominante dessa área que pode ser, econômica, dotacional, mista; ordem e hierarquia, que as divide em de primeira ordem, metropolitana e da cidade, e de segunda ordem, de zonas e bairros; e estado, que separa as centralidades em consolidadas, em consolidação ou emergentes.

O plano de Medellín possui um aspecto interessante no quesito de difundir e consolidar centralidades dispersas por toda a cidade, já notando seu papel de atração de pessoas por sua oferta de bens serviços e emprego, e por isso geram a necessidade de deslocamento diário de população. Perceberam que não bastava se melhorar a qualidade e capacidade do transporte público para se obter um sistema de transporte sustentável, mas era necessário diminuir a necessidade de longos deslocamentos agregando centralidades por toda Medellín.

[pic 1][pic 2]

SUBSISTEMA HABITACIONAL

”É o conjunto organizado de atores envolvidos nas políticas públicas, através de um processo de coordenação assumido pela Administração, que se articulam e acordam o diagnóstico, objetivos, estratégias, programas, projetos, metas, instrumentos e recursos, em torno da elaboração, execução, monitoramento, avaliação, controle, prestação de contas e atualização do Plano Estratégico de Habitação; através do qual se desenvolve o direito a habitação decente e ao habitat sustentável da população, para o desenvolvimento humano integral sustentável e, com ele, a construção do Estado social e democrático de direito.”

O habitar se estrutura como um ponto central do plano de ordenamento territorial, onde se incorpora o plano estratégico habitacional. Este se constitui como principal ferramenta de gestão do subsistema habitacional. O processo de construção de condições adequadas e dignas de habitação busca melhorar a qualidade de vida da população, para isso de desenvolve um processo de diálogo e participação dos cidadãos nas decisões.

O Plano Estratégico Habitacional de Medellín visa implementar o programa de Melhoramento Integral de Bairros que procura gerar intervenções onde as infraestruturas gerem entornos dignos e que melhorem a qualidade de vida do local. O pacote também propõe uma série de estratégias que tem como meta melhorar a qualidade da moradia até 2030.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (730.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com