TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra "O oceano e o lixo no mar".

Por:   •  11/5/2022  •  Bibliografia  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

Ministério da Educação[pic 1][pic 2]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

        Campus Cubatão

                                                                                                                                                   [pic 3]

Guilherme Barbosa – CB3015254

João Pedro Alves - CB3015262

Engenharia de Controle e Automação

Ciências do Ambiente – CIAE2

Profa. . Flávia Daylane

2º Período

Palestra "O oceano e o lixo no mar".

O oceano é muito importante para sobrevivência humana, e atualmente, pouco se discute sobre sua importância socioeconômica e cultural. No planeta, o oceano cobre mais de 70% da superfície da terra, e é responsável por mais de 50% do oxigênio que se utiliza na respiração dos seres humanos. É no mar que há a maior concentração de espécies desconhecidas de animais, gerando assim, a maior biodiversidade do mundo, que pouco se explora.

Entretanto, existem inúmeras ameaças que contribuem para poluição dos oceanos, muitas delas, derivados das atividades industriais como por exemplo óleos e metais pesados que são resultantes das atividades humanas, bem como agrotóxicos provindos de indústrias de fertilizantes, entre outros. O planeta acaba se tornando cada vez menos acolhedor para a era dos humanos, devido a intensa atividade negativa em os humanos acabam gerando.

A ONU pauta como em um dos seus 17 objetivos de desenvolvimentos sustentáveis, mais especificamente na décima quarta ODS em que se trata sobre “a vida nas águas”. Essa, que pauta sobre a conservação e uso sustentável é uma meta imposta para que até 2025, tenha uma prevenção e redução significativa dos impactos e poluição marinha advinda das atividades humanas no mar.

Com isso, organizações como a UNESCO promoveu em 2017 um grande evento a fim de promover a década atual como a década das ciências oceânicas. Para que seja promovido o conhecimento científico por trás dos estudos advindos das ciências do mar, deve-se entender a importância do oceano, e maneiras de mitigar os problemas que atingem o desenvolvimento sustentável do planeta. Espera-se nessa década, tenha-se um oceano limpo, mais saudável e resiliente, um oceano previsível e seguro, produtivo e explorado sustentavelmente e transparente.

O lixo no mar são resíduos sólidos que não são produzidos pelo ambiente marinho, mas sim que o invadem (DALAMA,2016) esses resíduos vêm 80% da atividade terrestre como já citado a atividade da indústria e principalmente resultante da vida urbana, e 20% da atividade do próprio mar como pesca e navegações.

Muitos dos resíduos são das mais diversas origens, e Alexandre Turra chama atenção para a aparição de materiais hospitalares no mar. Poder identificar a origem do lixo favorece muito para a solução de uma vertente dos problemas, pois há um foco para debates do assunto, e auxilia a mitigar o problema. Dessa forma, estudos podem ser direcionados e discutidos a fim de levantar maneiras de diminuir tais efeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (140.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com