TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper - igreja

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

AS DISTINÇÕES ENTRE IGREJA, PARÓQUIA, BASILICA E CATEDRAL.

Lara Eloisa Zardo Fornari

Docente: Sandra Margarete Abello

Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Arquitetura e Urbanismo

História da Arquitetura e da Cidade II

4º período

26/11/2018

RESUMO

Os templos católicos dividem-se em categorias conforme suas peculiaridades, características, particularidades e propriedades. Pode-se citar a igreja, onde o pároco repassa instruções religiosas. A paróquia é um local formado pelos habitantes de alguma região. Basílica, é uma igreja de grande porte com muita riqueza de santos. Já a catedral, tem como dirigente o bispo, ele atua sob as outras paróquias e dioceses. Cada um se enquadra em uma categoria e segue a linha de pensamentos religiosos.  

Palavras-chave: católicos; santos; bispo.

1 INTRODUÇÃO

        Considerando o direito que têm todas as pessoas de viver com suas próprias crenças religiosas e de não ser impedidas no exercício do culto, inclua-se na religião católica a subdivisão de seus templos, como por exemplo: a igreja; a paróquia; a basílica e a catedral. Cada templo tem as suas singularidades fazendo-as únicas em suas modalidades, ou seja, suas distinções fazem com que os seres humanos consigam distingui-las por conta de suas características próprias. O presente trabalho tem como objetivo indagar a percepção dos indivíduos perante os templos religiosos da religião católica.

DESENVOLVIMENTO

Tendo em vista a difícil percepção dos indivíduos perante as minuciosas peculiaridades dos templos religiosos indaga-se: quais as distinções entre igreja, paróquia, basílica e catedral? Perante a isso, menciona-se a igreja, do latim “ecclesia” que significa templo cristão. A igreja é formada por um conjunto de fiéis que tenham a mesma doutrina, ou seja, pregar a Jesus Cristo. Sua estrutura foi baseada nos conceitos da bíblia, livro sagrado da religião. Nessa religião foram instituídos alguns rituais, que são eles: o batismo; eucaristia; casamento e etc. Seu santuário é posicionado no altar, além de ofertar outros locais para a devoção. Em seu interior há alguns elementos arquitetônicos fundamentais, bem como o presbitério que é o centro do altar, este que fica mais elevado. O tabernáculo, é um santuário portátil. O altar, elemento principal da igreja. Pia batismal, côncava de pedra para realizar os batismos. Confessionário, local que se utiliza para pedir perdão a Jesus. A igreja é composta por uma porta principal e outras laterais, seguido por um átrio e também, a nave que pode ser retangular, quadrada ou um semicírculo, geralmente possui bancos nessa parte.

Seguindo a linha de pensamento, uma paróquia pode ser definida como uma delimitação territorial de uma diocese. Elas são constituídas por fieis de um determinado território, ou seja, é constituída como uma igreja particular.

A basílica, do grego “basileos” que significa “rei”, logo, lugar do soberano. Ela era muito comum na Roma Antiga, era uma grande construção retangular com uma abóboda no topo, tradicionalmente onde o imperador romano se sentaria. O modelo arquitetônico da basílica foi mundialmente copiado pelas igrejas católicas. As igrejas mais antigas seguiram o modelo de desenho das basílicas. No entanto, para ser considerada uma basílica precisa ter a solicitação de roma e uma rica história entre a comunidade, sem falar na sua beleza exterior. A sua planta arquitetônica é formada por nave central maior que as laterais, que é composta por mais ou menos 5 naves, onde costuma se localizar os confessionários, as capelas e o batistério. O teto é madeira ou pedra. A parte exterior chama-se átrio. Na abside, localiza-se o altar maior. No baldaquino localiza-se o trono do bispo ou papa. O papa é o único que tem posse para conceder o direito de celebrar a missa. Existem apenas 4 basílicas com o título de “basílica maior” que estão todas localizadas em Roma, as “basílicas menores” estão localizadas ao redor do mundo e possui cerca 1500 construções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com