TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parques Urbanos

Por:   •  3/9/2017  •  Artigo  •  5.961 Palavras (24 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 24

 R. Ra’e Ga www.ser.ufpr.br/raega Curitiba, v.29, p.177-193, dez/2013 ISSN: 2177-2738

 177

 A IMPORTÂNCIA DOS PARQUES URBANOS E ÁREAS VERDES NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM CIDADES

THE IMPORTANCE OF URBAN PARKS AND GREEN AREAS IN IMPROVING THE QUALITY OF LIFE IN CITIES

Bani Szeremeta

Professor Doutor da Área de Ciências Ambientais Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC

Curitiba, PR, Brasil

e-mail: bani@ufpr.br

Paulo Henrique Trombetta Zannin

Professor Doutor da Área de Acústica – Coordenador do Laboratório de Acústica Ambiental – Industrial e Conforto Acústico – UFPR

Curitiba, PR, Brasil

e-mail:paulo.zannin@gmail.com

Artigo recebido em: 02/02/2013.

Artigo aceito em: 28/10/2013.

Resumo

Os parques urbanos são áreas verdes que podem trazer qualidade de vida para a população. Pois proporcionam contato com a natureza e suas estruturas e qualidade ambiental, quando adequadas e atrativas, são determinantes para a realização de atividade física e o lazer. Estas atividades trazem diferentes benefícios psicológicos, sociais e físicos a saúde dos indivíduos, como, por exemplo, a redução do sedentarismo e amenizar o estresse do cotidiano urbano. Assim, o planejamento correto e a conservação de parques públicos se revelam como significativa estratégia para uma política efetiva do projeto urbano e da saúde pública. O objetivo deste artigo, por meio de uma revisão não sistemática, foi identificar os fatores sociais e ambientais dos parques que os tornam mais atrativos para a atividade física. Constatou-se que a beleza da paisagem e a proximidade de um parque, ao local de moradia dos usuários, são os principais fatores que incentivam uma utilização frequente para a atividade física e o lazer.

Palavras-chave: Ambiente urbano, parque urbano, saúde, atividade física. Szeremeta, B. e Zannin, P.H.T. A Importância dos Parques Urbanos e Áreas Verdes na Promoção da Qualidade de Vida em Cidades.

R. Ra’e Ga - Curitiba, v.29, p.177-193, dez/2013 178


Abstract

The urban parks are green areas that can bring quality of life for the population. They provide contact with nature and its structures and environmental quality, and attractive when appropriate, are crucial for physical activity and recreation. These activities bring different benefits psychological, social and physical health of individuals, such as reducing sedentary lifestyle and alleviate the stress of everyday urban life. Thus, the correct planning and conservation of public parks are revealed as significant strategy for an effective policy of urban design and public health. This paper, through a non-systematic review was to identify the social and environmental factors that make the parks more attractive for physical activity. It was found that the beauty of the landscape and the proximity of a green area, housing location of users, are the main factors that encourage repeated use for physical activity and recreation.

Keywords: Urban environment, urban park, health, physical activity.

INTRODUÇÃO

Os parques que apresentam condições ambientais adequadas são determinantes na utilização de parques para o desenvolvimento de atividades físicas e o lazer. Ou seja, podem contribuir na redução da prevalência de sedentarismo e auxiliar na promoção da saúde e bem estar, além de possibilitar o aumento do nível de atividade física dos ativos. Em contrapartida, a má qualidade do ambiente e a insatisfação dos usuários são determinantes ambientais negativos para o uso dos parques, de forma a vir descaracterizar estas funções associadas à qualidade de vida e saúde pública.

Neste contexto, alguns estudos mostram que a boa qualidade social e física destes espaços, como por exemplo, infra-estrutura adequada, segurança, facilidade de acesso e outros fatores positivos, aumentam a possibilidade de freqüência das pessoas e, por conseguinte, um comportamento fisicamente ativo (REIS, 2001; FISHER et al., 2004; BEDIMO-RUNG et al., 2005; HORNIG, 2005; SALLIS et al., 2006; BAKER et al., 2008; COLLET et al., 2008; CASSOU, 2009; TESTER et al., 2009; COHEN et al., 2010).

Os parques urbanos, por suas características físicas e sociais, são considerados apropriados para a prática de atividade física ao ar livre e recreação. Segundo Barton e Pretty (2010), apenas cinco minutos de caminhada em áreas verdes, como por exemplo, em um parque público, já é suficiente para melhorar a Szeremeta, B. e Zannin, P.H.T. A Importância dos Parques Urbanos e Áreas Verdes na Promoção da Qualidade de Vida em Cidades.

R. Ra’e Ga - Curitiba, v.29, p.177-193, dez/2013 179


saúde mental, com benefícios para o humor e autoestima. Ainda, outros estudos apresentam diferentes benefícios (sociais, físicos e psicológicos) de utilizar espaços naturais ou ambientes urbanos com áreas verdes para a prática destas atividades, como por exemplo: educação ambiental, reduzir a prevalência de sedentarismo e amenizar o estresse (KAPLAN, 1995; BODIN; HARTIG, 2003; STAATS et al., 2003; HERZOG et al., 2003; PRETTY et al., 2005; BELL et al., 2005; BEDIMO-RUNG et al., 2005; COHEN et al., 2007; HANSMANN et al., 2007).

Estas áreas urbanas podem ser consideradas “academias ao ar livre”. Assim, a implantação das mesmas é de relevante importância na promoção da saúde e qualidade de vida de uma população. No entanto, percebe-se que além de políticas públicas que incentivem a construção e revitalização destes espaços, são de igual importância projetos que contemplem planejamentos e gestões que supram as necessidades dos seus frequentadores e comunidade em geral. Ou seja, é preciso que estes ambientes sejam percebidos positivamente para que as pessoas se sintam atraídas e motivadas a frequentá-los, e também desfrutem, de forma satisfatória, dos benefícios que o desenvolvimento de atividades nestes locais pode proporcionar (REIS, 2001; COHEN et al., 2007; CASSOU, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (239.2 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com