TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição sonora no ambiente urbano

Por:   •  9/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

        O espaço urbano é formado por um aglomerado de sistemas que, juntos, atuam como engrenagens para o bom funcionamento de um todo. Cada sistema tem suas particularidades e, nesse sentido, surgem problemas que refletem na qualidade de vida das pessoas. Em nosso estudo, abordaremos um desses problemas: a poluição sonora. De acordo com a Lei Distrital N° 4.092 de 2008, poluição sonora é “toda emissão de som que, direta ou indiretamente, seja ofensiva ou nociva à saúde, à segurança e o ao bem-estar da coletividade”. Mostraremos também um estudo de caso envolvendo o pronto atendimento do Hospital Universitário e do Santa Rita, ambos localizados na cidade de Maringá-PR.

Conclusão

Nos setores analisados, o nível de ruído encontrado está consideravelmente acima do recomendado, excedendo valor de 45 dB que é o limite máximo recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (1987). Nesse sentido, os Prontos Atendimentos abordados não apresentam um bom conforto acústico e, sendo assim, podem causar danos à saúde de uma pessoa recorrentemente exposta a esse tipo de ambiente. Vale ressaltar que não foi constatado uma grande diferença no nível de exposição à ruídos quando comparamos os dados coletados no ambiente externo e os dados do ambiente interno.

        Os problemas apresentados seriam amenizados se o projeto do hospital levasse em conta fatores como: zona de implantação, posicionamento dos equipamentos frente às vias adjacentes, etc. De modo que o planejamento da edificação garantisse conforto para os usuários e para os funcionários que trabalham no local. Uma modificação no sistema viário, diminuindo o número de veículos automotores e substituindo o seu uso pela bicicleta, pelo transporte público e, até mesmo, pela caminhada, também surtiriam efeito no combate à poluição sonora. Outro fator é o de que as conversas, que geram grande parte dos ruídos presentes nesses ambientes, podem ser diminuídas através do bom senso da população e do respeito com os pacientes e funcionários que permanecem tanto tempo no local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com