TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SANEAMENTO AMBIENTAL URBANO EAD

Por:   •  16/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 7

Modelo de Artigo[1]

TÍTULO: subtítulo

Orientanda[2]

Orientador[3]

RESUMO

O resumo é um momento em que se fornece ao leitor uma síntese do conteúdo, destacando a área do conhecimento, o tema, as idéias principais e, opcionalmente, as partes ou capítulos em que se divide o trabalho. Tem caráter especificamente informativo, mesmo que a crítica já possa ser sutilmente apresentada. De acordo com a NBR 6028:2012 o resumo deve conter entre 100 e 250 palavras para artigos de periódicos e de 50 a 100 palavras para indicações breves, apresentando clareza, precisão e brevidade, e deve ser constituído por: uma breve contextualização teórica do problema, o(s) objetivo(s) do estudo, a metodologia utilizada na pesquisa (quantitativa, qualitativa, triangulação) e os resultados da pesquisa.

Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizada por ponto.

1 INTRODUÇÃO

A introdução deve apresentar: uma delimitação do problema, o(s) objetivo(s) do estudo, A justificativa e as contribuições do estudo, a metodologia utilizada na pesquisa e se for o caso as hipóteses, os resultados e por fim uma breve apresentação das seções do artigo.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO ( atribua um título para esta seção)

O referencial teórico apresenta as bases de sustentação teórica para as analises sobre o tema. Nele estão expressos, através de citações diretas ou indiretas, os conceitos e as categorias analíticas que guiaram as analises do pesquisador.

Citação direta ou textual

Entre aspas ou com destaque tipográfico, trata-se da transcrição literal, reproduzida como aparece no original, com os dados da fonte.

Direta curta

até 3 linhas,  inseridas no texto, entre aspas duplas 

Exemplos:

Para Hessen (2000, p. 79), “no conhecimento dogmático a possibilidade e a realidade do contato entre sujeito e objeto são pura e simplesmente pressupostas”. 

Ou

“No conhecimento dogmático a possibilidade e a realidade do contato entre sujeito e objeto são pura e simplesmente pressupostas” (HESSEN, 2000, p. 79)

Direta longa

(Com mais de 3 linhas)  parágrafo independente, recuado 4cm da margem esquerda, espaço menor (1,5cm),  letra menor que 12, sem aspas.

Davenport e Prusak (1998, pág.57) afirmam:

Conhecimento é uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de mais experiência e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores.

Citação indireta ou livre

Reprodução das idéias e informações do texto, com outras palavras (paráfrase)

Ex.:

Segundo Vieira (1979), o homem, no processo de hominização do ser humano é ao mesmo tempo criador e criatura, na medida em que atua tanto como agente ativo na criação da realidade, como um receptor dos resultados e produtos desse mesmo processo.

Citação de citação

Transcrição direta ou indireta de um texto, a cujo original não se teve acesso.

Segundo Lévy-Strauss, apud Minayo (1993, p.23): “Numa ciência onde o observador é da mesma natureza que o objeto, o observador é, ele mesmo, uma parte de sua observação”.

OBS: utiliza-se a expressão apud ou citado por

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ( Se contemplar uma pesquisa de campo,  no caso de revisão bibliográfica o procedimento metodológico deve constar apenas na introdução)

4 SEÇÃO ANALÍTICA (atribua um título para esta seção – nela devem ser apresentadas as analises de resultados)

Apresentação da relação entre os aspectos teóricos e os aspectos práticos encontrados na pesquisa.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apresentação de considerações da discussão teórica em consonância com a prática e de possíveis aplicações da teoria em outras situações práticas.

REFERÊNCIAS

Todas as fontes bibliográficas e de qualquer outra natureza ( documental, midiática, etc) que foram citadas ao longo do texto.

A lista de referências deve estar ordenada alfabeticamente, digitadas em espaço simples entre linhas e alinhadas à esquerda (e não no modo justificado como o restante do trabalho) e apresentadas separadas entre si por um espaço simples. O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o elemento título ( apenas o título e destaca-se o subtítulo) deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento. Isto não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada é o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, com exclusão de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilábicas.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

AUTOR. Título -subtítulo. Edição. Local (cidade) de publicação: Editora, data de publicação. Nº de páginas ou volumes.

ALVES, Fulano da Silva. Normas para o Trabalho de Conclusão do Curso. João Pessoa: Editorex, 2006.

BARBOSA, Sicrana dos Santos; SILVA, Fulano de tal. Aprendendo a escrever. Jornal da Imaginação, São Paulo, 20 ago. 1996. Disponível em : <http://www.jornaldaimaginacao/aprendendo_ler.htm>.  Acesso em: 23 ago. 2011.

GUINCHO, Sicrano. A educação no Estado em crise. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, 10., 1998, Fortaleza. Anais...Fortaleza: Tec Treina, 1998, p. 75-84 1 CD-ROM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com