TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica organica

Por:   •  1/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


sumário

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 2

  1. TIPOS DE LIGAÇÕES METALICÁS ....................................................................2
  2. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DOS METAIS ....................................................2
  3. PROCESSO TÉRMICOS DOS METAIS ..............................................................2

2 CONTEÚDO ............................................................................................................2

2.1 COBRE .................................................................................................................2

2.1.2 CARACTERÍSTICAS DO COBRE .....................................................................2

2.1.3 UTILIZAÇÃO DO COBRE ..................................................................................2

2.1.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS ...................................................................2

3 ANEXO .....................................................................................................................2

4 CONCLUSÃO ..........................................................................................................2

5 REFERÊNCIAS ........................................................................................................

1. INTRODUÇÃO

Um dos componentes mais utilizados na Engenharia Civil da atualidade, é o material metálico, que garante maior qualidade, custo-benefício e beleza, dentre outras vantagens a qualquer tipo de construção que fora aplicado.

As ligas metálicas são um tipo de material metálico, que possuem dois ou mais componentes em sua composição química; tendo pelo menos um tipo de metal envolvido, ou seja, um metal com outro metal ou um metal com outro tipo de elemento não-metal.

Neste caso, estudam-se seus principais tipos de materiais, bem como sua fabricação e processamento térmico. Acompanha-se também um exemplo específico desse material, que é empregado constantemente no ramo de Engenharia Civil.

Vamos falar também sobre as principais características do Cobre (Cu), material metálico muito utilizado na construção civil. Mostraremos suas vantagens e desvantagens na horas de usar esse material em uma construção.

1.1. TIPOS DE LIGAÇÃO METÁLICA

As ligações metálicas podem ser divididas em dois tipos básicos: ligas ferrosas e ligas não-ferrosas.

Ligas Ferrosas

O principal constituinte é o ferro (Fe). Esses tipos de ligas são muito importantes como materiais de construção na engenharia. São extremamente versáteis, isto é, podem ser manipuladas para possuir uma ampla variedade de propriedades mecânicas e físicas. Mas possuem uma desvantagem crucial; são muito suscetíveis à corrosão.

Aços: são ligas compostas de ferro-carbono (FeC), que podem conter concentrações apreciáveis de outros elementos de liga. As propriedades mecânicas variam de acordo com o teor de carbono, que comumente são menores que 1%.

Classificação dos aços quanto ao teor de carbono: aços com baixo teor de carbono: esses tipos de ligas possuem uma concentração de carbono geralmente abaixo dos 0,25%, por isso essas ligas são moles e fracas, mas possuem uma ductilidade e uma tenacidade excelentes. São usináveis soldáveis, e com relação aos outros tipos de aços, são os mais baratos de se produzir. Alguns exemplos de componentes feitos com esse tipo de liga são: carcaças de automóveis, chapas usadas em tubulações, edificações.

Aços com médio teor de carbono: esses tipos de aços possuem uma concentração de carbono aproximadamente de 0,25 a 60%p de carbono. Alguns exemplos de onde podem ser encontrados são: rodas de trens, engrenagens, virabrequins, e outros tipos de peças que exigem uma resistência elevada, que através de combinações específicas, são resistentes à abrasão e tenacidade.

Aços com alto teor de carbono: esses aços possuem uma concentração de carbono comumente entre 0,60 a 1,4 %p de carbono. Com relação aos demais são mais duros, e mais resistentes; porém, são os menos dúcteis. Esses tipos de aços são utilizados como ferramentas de corte, bem como para a fabricação de facas, laminas de serras para metais, molas e arames com alta resistência.

Ligas não Ferrosas

Essas ligas não possuem o ferro, como elemento principal.

Ligas de Cobre: quando não se encontra no estado de ligas, é muito mole e dúctil, por isso é muito difícil de ser usinado. O exemplo mais comum das ligas de cobre são os latões, onde o zinco na forma de uma impureza substitucional, é o elemento predominante da liga. Ligas de cobre-zinco com concentrações aproximadamente de 35%p de zinco são relativamente moles, dúcteis com alta capacidade de deformação plástica a frio. Quanto maior a porção de zinco nas ligas de latão maior é a dureza e a resistência do material.

Os bronzes são um tipo de liga de cobre, que possuem em sua composição vários outros elementos, como o estanho, alumínio, silício e o níquel. Essas ligas são particularmente mais resistentes do que os latões, possuindo também um elevado nível de resistência à corrosão.

Ligas de Alumínio: caracterizam-se por uma densidade relativamente baixa, possuem condutividade elétrica e térmica elevadas, e sua resistência à corrosão se dá à ambientes comuns, com atmosfera ambiente.

Liga de magnésio: é caracterizada pela baixa densidade do magnésio, que não por acaso, é a mais baixa dentre todos os metais estruturais, dessa forma é utilizada como material de peças leves, essenciais na fabricação de aeronaves por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (265.1 Kb)   docx (127.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com