TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CISALHAMENTO DIRETO

Por:   •  1/6/2017  •  Abstract  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  1.509 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Lissandra Karine Loechelt

 (FURB, Estudante do curso de Engenharia Civil)

 Email: lissandrakl@gmail.com

Professor: Guilherme Höehr Trindade

RELATÓRIO

CISALHAMENTO DIRETO

BLUMENAU

2015

LISSANDRA KARINE LOECHELT

RELATÓRIO

CISALHAMENTO DIRETO

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Mecânica dos Solos do Curso de Graduação em Engenharia Civil do Centro de Ciências tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau.

Prof. Guilherme Höehr Trindade

BLUMENAU        

2015

INTRODUÇÃO

        As práticas de laboratório aconteceram nos dia 14 e 15/07/2015 nos laboratório de mecânica dos solos do Campus II da Furb, ministradas pelo laboratorista Jonathan Bastos, que realizou o ensaio de compactação Proctor no primeiro dia e de cisalhamento direto do solo no dia seguinte. A capacidade dos solos em suportar cargas, depende de sua resistência ao cisalhamento, é necessário determinar as tensões principais, uma vez que obtidos estes valores poderemos calcular as máximas tensões cisalhantes que irão atuar no solo sem que haja ruptura, no qual ocorre o deslizamento de uma parte do maciço sobre uma zona de apoio que permanece fixa.

        Para as obras de engenharia é necessário ter conhecimento desta tensão para saber se este solo ira resistir as solicitações. O ensaio de cisalhamento direto foi desenvolvido basicamente para a determinação da resistência ao corte de um corpo de prova de solo, de forma prismática, com seção quadrada e de pequena espessura.

OBJETIVO

        Realizar o ensaio de cisalhamento direto para traçar a curva de resistência ao cisalhamento do solo analisado e detreminar o ângulo de atrito.

METODOLOGIA

        O ensaio é muito prático,  foi iniciado coletando-se uma amostra indeformada do solo e colocando-a em volta de jornais ou quaisquer material que preserve as características do solo. Colocou-se então o molde metálico na amostra, repetindo o procedimento por mais duas vezes. Após fazer as três coletas, transferiu-se o molde de uma das amostras para a caixa de cisalhamento, onde a mesma continha placas porosas para drenagem da água e placas dentadas para fixação da caixa. O ensaio consiste, em uma caixa bi-partida onde colocamos a amostra, fixamos a parte inferior e movimentamos a superior no sentido de se fazer o corte da amostra, medindo o esforço necessário para tal. A tampa da parte superior é falsa, isto é, sobre ela pode-se aplicar a carga vertical P distribuída em sua área A.

Foram realizados três ensaios, para cada pressões confinantes diferentes de 0, 1 e 2 kgf/cm², para determinação dos valores de defletômetro de carga, com valores crescentes até seu valor máximo e após e com valores decrescentes. Para a pressão confinantes de 1 utilizou-se uma alavanca com peso de 20,3kg e para a pressão confinante de 2 kgf/cm² com peso de  40,6kg.

CÁLCULOS

L= 101,42mm

A= 102,86cm²

T(kgf) = Defletômetro de carga x 0,264

ζ  = [pic 1][pic 2] x 100

εa (%) = [pic 3][pic 4]

RESULTADOS

Através dos resultados obtidos foi possível produzir o gráfico de curvas de ruptura com a relação tensão x deformação é obtida marcando-se, em ordenadas os valores de tensão (ζ), e em abicissas, as deformações correspondentes (εa) e neste é tirado o valor máximo da tensão cisalhante. E com as máximas tensões a construção do gráfico de tensão x pressão confinante, que por meio de relação trigonométrica obtém-se o ângulo de atrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (717.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com