TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL COM ECOTECT

Por:   •  10/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA-UDESC

DISCIPLINA: CONFORTO AMBIENTAL TÉRMICO- 8CONFT

PROFESSOR: AMÉRICO HIROYUKI HARA

RELATÓRIO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL COM ECOTECT

        

ACADÊMICOS: ISADORA SANTOS DA SILVA

                  LUAN CUSTÓDIO

LAGUNA, JUNHO DE 2018.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ………………………………………………….…………………………. 2

1.1. Justificativa................................................................................................................2

1.2.Objetivos....................................................................................................................2 2.PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.....................................................................3
2.1. Características do Modelo digital..............................................................................3
2.2. Construção do modelo..............................................................................................3

2.3. Avaliação da insolação e simulação computacional.................................................6

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO...................................................................................7

4. PROPOSTA DE MODIFICAÇÃO.................................................................................8

5. CONCLUSÃO...............................................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................10


1. INTRODUÇÃO

A importância da utilização de software para o estudo da simulação computacional direcionado para a arquitetura se faz necessária para que auxiliem nas decisões feitas pelo arquiteto, a fim de investigar as formas de prever o comportamento da insolação e da ventilação, garantindo assim, o conforto térmico do ambiente.

O trabalho abordará sobre a análise de um ambiente com o auxílio do software ECOTECT a fim de ajudar nos procedimentos necessários para a compreensão e identificação das estratégias a serem tomadas de acordo com o estudo térmico.

Segundo LAMBERTS (2004), em uma edificação, as trocas de energia (luz e calor) entre os meios exterior e interior têm como cerne o envelope construtivo, que envolve o ser humano. No estudo desse “envelope” devem ser considerados, simultaneamente, todos os fatores que intervém no problema. Um deles é a radiação solar, diante da qual os materiais de construção se comportam de modo distinto. É, portanto, conveniente distinguir o envelope construtivo em duas partes: os fechamentos opacos (incapacidade de transmitir a radiação solar ao ambiente) e os transparentes (incapacidade de transmitir a radiação solar ao ambiente).

Cada uma das camadas de um fechamento tem uma resistência térmica distinta, como já foi visto anteriormente. O inverso da resistência total do fechamento (que inclui a resistência térmica das duas superfícies: Rsi e Rse é a sua transmitância térmica (U), conforme a equação. A transmitância térmica é a variável mais importante para avaliação do desempenho de fechamentos opacos. Através desta variável pode-se avaliar o comportamento de um fechamento opaco frente à transmissão de calor, tendo subsídios, inclusive, para comparar diversas opções de fechamentos.

O atraso térmico das soluções indica-nos a diferença de tempo entre uma variação de temperatura numa das superfícies do sistema construtivo e a manifestação dessa variação na face oposta, quando o sistema é sujeito a um regime variável de transmissão de calor. Soluções com um atraso térmico mais elevado contribuem para a melhoria do comportamento térmico dos edifícios, visto que retardam a perda ou ganho de calor através da envolvente. Quanto maior a espessura do material com o isolante térmico, maior o atraso térmico.

1.1. Justificativa

A importância da simulação computacional com o software ECOTECT, se faz necessária visto que é imprescindível por conter informações necessárias que enriquecem as decisões no projeto arquitetônico, para que o ambiente esteja confortável termicamente, e com a ventilação e iluminação necessária.

Os condicionantes ambientais: iluminação e ventilação devem ser pensados para manter o conforto internamente nos ambientes e para tal, estratégias bioclimáticas devem ser levadas em consideração priorizando a ventilação e iluminação natural.

O uso adequado da ventilação natural traz diversos benefícios para as edificações, mantendo a qualidade interna do ar pela troca constante, criando ambientes salubres e confortáveis, reduzindo também os gastos com energia elétrica, principalmente com a diminuição do uso de ar condicionado que é um dos principais consumidores de energia. Assim também como a iluminação do ambiente com aberturas corretamente dimensionadas conforme a orientação solar, e com protetores solares dimensionados com aletas horizontais ou verticais conforme a orientação do ambiente.

1.2. Objetivos

Modelar um ambiente com paredes, piso, aberturas e cobertura;

Apresentar os conceitos necessários de propriedades térmicas dos materiais e conforto térmico utilizando o software ECOTECT e

Apresentar algumas estratégias nas aberturas para deixar o ambiente mais confortável, tanto para o conforto térmico como para o de iluminação.

2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Neste trabalho foi feito um modelo do ambiente para representar a sala dos técnicos da UDESC no software ECOTECT, com o objetivo de simular o desempenho térmico do ambiente e visualizar os danos causados pela iluminação, o sombreamento e com isso propor estratégias para que proporcione conforto térmico com soluções para o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (813 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com