TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polo Computacional de Rio Claro

Por:   •  29/5/2015  •  Artigo  •  5.147 Palavras (21 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade Estadual Paulista

Unesp - Campus de Rio Claro

Polo Computacional de Rio Claro

Apostila de:

Telnet  -  Pine

FTP  - Attachment

elaborada por Lázaro Geraldo Calestini

Operador de Sistemas

Polo Computacional  - Unesp/Rio Claro

Unesp

10/03/99


TELNET

O comando Telnet serve para fazer acesso remoto ao um determinado Servidor o qual o usuário tem uma área de trabalho pré-determinada pelo Gerenciador da Rede de Computadores, nessa área é que fica gravado os mails recebidos/enviados por um usuário. No Campus da Unesp de Rio Claro existem dois Servidores de Correio-eletrônico (E-mail) que são as máquinas Caviar (IGCE) é Life (IB).

Para que você possa Ver ou Enviar mensagens é necessário você conectar-se com seu Servidor, utilizando um micro já conectado e configurado a rede física de computadores do Campus.

Se você estiver utilizando o Windows 95 ou Windows 3.11 em seu micro, click duplo em cima do ícone Telnet que o sistema fará a conexão com o  Gerenciador de Rede do Polo. Em seguida aparecerá uma tela em seu micro identificada como Telnet - [Nenhum], click na opção Conectar  que o sistema mostrará os Servidores de E-mails existentes no Polo Computacional (caviar.igce.unesp.br  e  life.ibrc.unesp.br), de um click em cima do Servidor ao qual você está cadastrado. Em seguida o sistema pedirá  o   Login: (nome da área do usuário)      e a  Password: (sua senha)     , aparecerá uma nova tela com o prompt   $  (isso significa que você esta dentro de sua área de trabalho no Servidor de e-mails), então digite  pine     no prompt  $  para carregar o Gerenciador de Correio-eletrônico.

Uma outra alternativa no Windows 95 que você também poderá usar o comando Telnet é via  Prompt do DOS. Siga os seguintes passos: click em  Iniciar - Programas - click em  Prompt MS-DOS , que o sistema irá mostrar o prompt  c:\windows>

        Então digite no prompt c:\windows> telnet  caviar.igce.unesp.br     para quem for do IGCE,  para quem for do IB      c:\windows>  telnet   life.ibrc.unesp.br   

        Em seguida o sistema pedirá o  Login: (nome da área do usuário)      e a  Password: (sua senha)   

        Agora o usuário estará conectado ao seu Servidor e o prompt será   $  e para carregar o Gerenciador de Correio-eletrônico digite  pine      no prompt  $  .


PINE

O Pine é um programa Gerenciador para uso do sistema de e-mail dentro do ambiente Unix. Ele facilita principalmente a remoção e a digitação de mensagens, pois ele permite também que retornemos as linhas anteriores do texto para fazermos correções do texto digitado e possui Menu em cada opção escolhida. Importante: Não utilize o Mouse dentro do Pine e sim as setas   ↑   ↓

Sua forma de utilização é facil. Após o usuário entrar em sua área de trabalho, digite pine no prompt  $ do Unix:

$ pine    ↵  

        e aparecerá a seguinte tela:

        As principais opções utilizadas no Pine são:

      ?        HELP                                  -    Get help using Pine

                - Help do Pine

     C        COMPOSE MESSAGE     -    Compose and send message

                - Para digitar um e-mail e enviar

     I         FOLDER INDEX               -    View messages in current folder

                - Para ver os e-mails de sua área

     A        ADDRESS BOOK              - Update address book

                - Agenda de endereços eletrônicos

    Q        QUIT                                   -     Exit the Pine program

                - Para sair do programa Pine

Para que você possa utilizar essas opções do Pine, apenas tecle setas para cima  ou  seta para  baixo  e tecle   ↵      na opção desejada, que aparecerá a tela correspondente da opção escolhida.  Não utilize o Mouse !!

Para ver mensagem em sua área

Após ter digitado pine no prompt  $  do Unix, e ter aparecido a primeira tela, escolha a opção  I - Folder Index  e tecle     , para ver as mensagens existentes em sua área.

        aparecerá seguinte tela para você:

Neste exemplo constam dois e-mail na área do usuário, e para acessá-los é só ir com seta para baixo ou para cima na mensagem escolhida e teclar      para ver seu conteúdo.

Note que existe um Menu nas últimas duas linhas da tela, onde o usuário poderá utilizá-los digitando a tecla correspondente ao comando desejado. Principais comandos a serem utilizados nesta tela:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (259 Kb)   docx (583.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com