TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO MUSEU BRASILEIRO DE ESCULTURA E ECOLOGIA VILA MARIANA – SP

Por:   •  6/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

GABRIEL LIMA CAMARGO

RELATÓRIO DO MUSEU BRASILEIRO DE ESCULTURA E ECOLOGIA

VILA MARIANA – SP

NOVEMBRO / 2020

GABRIEL LIMA CAMARGO

RELATÓRIO DO MUSEU BRASILEIRO DE ESCULTURA E ECOLOGIA

Trabalho apresentado à Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), como requisito parcial para a obtenção da habilitação profissional de Graduação em Arquitetura e Urbanismo sob a orientação de Ricardo Arendt Stiebler Couto.

VILA MARIANA - SP

NOVEMBRO/2020

Relatório do MuBE

Há contradições acerca da organização e dos espaços, como edifícios que foram projetados para outros propósitos e acabaram se tornando museus, e há aqueles cuja estrutura foi feita com esse puro propósito.

Há também a questão ambiental, com exigências especificas, contanto que não ofusque o museu em si, pois esta deve ser a exposição principal. Ele é um lugar de reflexão e admiração a fim de trazer conhecimento.

Hoje, o MuBE é o maior divulgador da cultura e do conhecimento, com o intuito de mostrar a criatividade artística, e tratar da escultura e espaço urbano, utilizando formas adequadas para fazer um museu da escultura e da ecologia, o museu deveria gerir o acervo de esculturas por meio de exposições ao ar livre e no seu interior.

Houve uma fragmentação do arquiteto após o Renascimento. Antes um arquiteto era um matemático, engenheiro, escultor e pedreiro. Hoje cada profissional tem seu pensamento, porem todos devem pensar como um na obra.

A ideia era de fazer uma pedra no céu, porem havia dificuldades e executar esse projeto, os materiais deveriam ser mais leves ou proporcionalmente resistente e consequentemente em uma escala maior. Outro problema era a deformidade, protensão, introduzir cabos de aço na estrutura e esticá-los, encunhar eles para que não possam voltar ao seu modelo original, como se fosse uma antigravidade. A estrutura deveria ter espessura ideal para não penetrar agentes corrosivos no aço protendido.

Não foi necessário fazer terraplanagem, e logo deu inicio na implantação do canteiro. Feito isso, começou a fazer o estaqueamento da marquise, a qual foi construída primeira para aproveitamento do terreno e economizar alguns materiais. Na concretagem da marquise, teve o uso de concreto usinado e bombeado. Cerca de 37.850m³ de terra foi retirada nas escavações. Durante esse processo houve um pequeno desvio, foi encontrada água a 3m e foi preciso o bombeamento continuo do lençol freático para fora. Para a laje, foi usada a técnica do concreto in loco. Após a estruturação da marquise, foram feitos os acabamentos finais no concreto.

O MuBE é composto por duas edificações com duas fundações diferente. Na primeira etapa, a fundação da marquise:

Fundações profundas de estacas frank foram utilizadas, com profundidades elevadas tendo em vista a escavação na segunda etapa, o terreno possuía muita resistência, logo ele teve de ser pré-perfurado para permitir inserir o tubo

da estaca com o uso de pilão. Após isso é feita a concretagem e a colocação da armadura, para garantir a integridade do fuste.

Na segunda etapa, a fundação do museu propriamente dito:

Foram colocadas sapatas corridas com fustes de concreto armado, para dar sustentação, e muros de arrimo para conter o solo. Foi iniciada a escavação logo após a finalização da marquise. Para adequar o solo, foi feita a drenagem continua da agua do lençol freático, e foi feito um filtro permanente de areia e brita. Para a escavação das valas foram usadas máquinas escavadoras e processos a mão. Foram feitas as armaduras das sapatas e na concretagem, as superfícies foram umedecidas para não roubarem a umidade própria do concreto. Foi feita vibração do concreto para homogeneidade. Após isso, foram feitas as fôrmas das paredes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com