TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vila Mariana histórico e perfil do bairro

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

VILA MARIANA: breve histórico e perfil do bairro

Há poucos registros históricos de confiança sobre a Vila Mariana. Sabe-se que, de 1770 até 1878, a Vila Mariana era conhecida como o “Meio Caminho do Carro”, que começava no Largo da Pólvora e ia até a Vila Santo Amaro. O sítio onde hoje se localiza o bairro de Vila Mariana era conhecido como o “Rancho dos Tropeiros”, repleto de goiabeiras e pitangueiras, que faziam sombra aos viajantes e animais, os quais iam á direção de São Bernardo e Santos. Ali também passavam os escravos que saíam do litoral para as fazendas do interior de São Paulo.

Entre 1771-1820, já existiam moradores residentes ali, onde hoje é o largo da Caixa d’Água, centro do bairro. Por volta de 1840, graças à velha Estrada do Mar, os sítios tornaram-se mais conhecidos e o acesso ao Rancho dos Tropeiros mais fácil. O futuro bairro foi progredindo devagar; sítios de grandes famílias se abriram com algumas culturas e surgiram as futuras ruas do bairro.

Em 1878, com uma concessão, o Imperador doou lotes de terras ás famílias italianas, que construíram suas casas e praticaram na terra a agricultura para abastecer as redondezas e a cidade.

Por volta de 1885, chegou ao bairro Carlos Eduardo de Paula Petit, homem de boa cultura e muitos conhecimentos, e responsável pela construção de uma escola pública no bairro, possibilitando então que sua esposa ensinasse as crianças das redondezas.

Em 1886, surge a Estrada de Ferro que traz ao bairro o novo Matadouro Municipal. Vizinho a ele, foi construído um curtume, fazendo o comércio do bairro crescer, juntos, os estabelecimentos contribuíram com o progresso do bairro e o fizeram dar um grande salto para se tornar o que é hoje.

A partir, de 1900, com a chegada da iluminação pública com lampiões de gás e luz elétrica domiciliar, com a instalação da primeira linha de bondes para a região pela Companhia Light (em 1913), e com o abastecimento de água vindo da Cantareira para a caixa d’água na rua Vergueiro (1915-17), o bairro começou a se desenvolver rapidamente e receber mais imigrantes de outras nacionalidades. A partir de 1924, surgiram os primeiros transportes coletivos e, com eles, a abertura de novos loteamentos, novas ruas, novos melhoramentos na rede de água e esgotos com isso novas edificações.

Em 1927, o Instituto Biológico começou a ser construído e, no ano seguinte, o Matadouro Municipal foi desativado e mais pra frente viria a se tornar a Cinemateca Brasileira, hoje Patrimônio Histórico. Só em 1945 foi inaugurado o Instituto Biológico.

De lá pra cá, a região foi se solidificando como um bairro de classe média, onde edifícios de diferentes épocas retratam sua história. Na década de 60, foi construída a Avenida 23 de Maio e, na de 70, a linha do metrô.

O distrito de Vila Mariana está entre as regiões de melhor qualidade de vida de São Paulo. Não só pelos equipamentos culturais diversos, mas pela grande concentração de instituições de ensino, rede hospitalar e áreas verdes, embora analisando mais profundamente existam alguns déficits.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com